Pesquisar
Close this search box.

Cabo Piazentin recebe medalha “CINQUENTENÁRIO DO POLICIAMENTO FLORESTAL E DE MANANCIAIS”

O Cabo Piazentin, da Polícia Militar Ambiental, que atua na cidade de Tupã e região, recebeu segunda-feira (16) a medalha “Cinquentenário do Policiamento Florestal e de Mananciais”, durante a celebração do 70° aniversário da Polícia Militar Ambiental.

A medalha foi instituída pelo Decreto Estadual n°44.488 em 6 de dezembro de 1999 com o objetivo de galardoar personalidades civis e militares e instituições públicas ou privadas que tenham contribuído para o engrandecimento da Polícia Militar Ambiental ou, de algum modo, prestado relevantes serviços à população paulista, atuando direta ou indiretamente para a elevação do nome da Polícia Militar, tornando-se, pois merecedoras de especial notoriedade.

O evento ocorreu na capital paulista, no Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM).

Confira a carta lida na cerimônia pela Coronel da Polícia Militar Flávia de Paula Santos:

Em 14 de dezembro de 1949, por meio do Decreto nº 19.008, a Polícia Florestal do Estado de São Paulo foi regulamentada e organizada, sendo atividade pioneira na América Latina, com a missão de fiscalização e guarda das florestas existentes em todo território bandeirante e também para se fazer cumprir as legislações referentes à caça e a pesca, tendo como o seu primeiro Comandante, o 1ºTenente da Força Pública Odilon Spínola Neto.

Na mesma época, foi estruturada a primeira unidade do Policiamento Florestal, que começou a funcionar junto ao instituto Florestal, situado no Horto Florestal, na Capital Paulista, para onde foram, inicialmente destacado 28 (vinte e oito) policiais da Força da Pública. Registra-se que o Tenente Odilon Spínola Neto, teve a missão de organizar e planejar a fiscalização ambiental em todo Estado, tarefa está iniciada em 14 de dezembro de 1949 e concluída em 31 de agosto de 1950.

Relativamente às denominações do Policiamento Ambiental tem-se que:

-De 1971 a 1974, era denominado Policiamento dos Recursos Naturais;

-Em 1975 passou a integrar a Pasta da Segurança Pública do Estado de São Paulo, sento assim denominado Policiamento Florestal e de Mananciais;

-Até o ano de 1976 contava somente com único Batalhão Operacional que era responsável pela fiscalização em todo Estado, quando, então, houve a criação de 2ºBatalhão;

-Entre 1986 e 1989, ocorreram finalmente as criações de Comando do Policiamento Florestal, do 3º e do 4º Batalhão, havendo, neste momento, uma aproximação e atuação em parceria do então Policiamento Florestal com a Secretaria do Meio Ambiente.

Nas últimas décadas, as questões afetas ao meio ambiente ocuparam lugar de destaque mundialmente, e neste cenário, a Polícia Militar do estado de São Paulo, pela sua eficiência e eficácia, ampliou suas missões e atribuições, surgindo, assim, no ano de 2001, a adequação do nome de sua Unidade Especializada para Policia Ambiental do estado de São Paulo, denominação esta utilizada até os dias atuais e que neste mês completou 70 anos.

Atualmente, o Policiamento Ambiental, como uma das Unidades Especializadas da Policia Militar, atua nos 645 municípios e em estado o litoral paulista. Possui 100 unidades entre Batalhões, Companhias, Pelotão e Bases Operacionais, com efetivo fixado de 2.144 policiais militares. Possui Viaturas, embarcações e motocicletas e de forma bastante eficiente, dispõe do Geomonitoramento por Satélite, serviços realizados de maneira integrada ao Sistema de Monitoramento Ambiental por imagens de Satélite da Secretaria de infraestrutura e Meio Ambiente, permitindo que os 248.209 Km de todo o território paulista seja, cada um deles, monitorado para detecção de desmatamento ambiental em campo.

O Policiamento Ambiental atua combatendo crimes e realizando a fiscalização de infrações contra o meio ambiente.

Desta Forma, atualmente, o Policiamento ambiental faz-se presente, também, nas Operações Policial-Militares tais como Operação Servir e Proteger, Operação Rodovias Mais Seguro, Operação Interior Mais Seguro, Operação São Paulo Mais Seguro, Operação Cinturão, Operação Verão 2019 – 2020, entre as diversas outras Operações que são desenvolvidas de forma integrada com a Secretaria de Infraestrutura e o Meio Ambiente, IBMA, Ministério Público e etc.

De janeiro a novembro deste ano, registramos o total de 98.856 intervenções policiais, 20.054 autos de infração ambiental lavrados, 7.500 fiscalizações de pesca, entre outros diversos dados de produtividade. E aqui ressalto as 896 armas de fogo apreendidas que, independentemente do tipo e para o que servem, não deixam de ser arma de fogo.

Somos policiais militares e temos a especialização nas questões afetas ao meio ambiente. Somos integrantes da Policia Militar do Estado de São Paulo para servir e proteger a sociedade, e assim o fazemos.

E neste momento de comemoração aos 70 anos do Policiamento Ambiental, aproveito para agradecer aos policiais militares, homens e mulheres, integrantes desta Policia Militar Ambiental, que dia a dia se dedicam às missões que lhe são designadas e na busca constante do aprimoramento para a prestação de serviço com qualidade.

Parabéns ao Policiamento Ambiental pelo aniversário!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.