Pesquisar
Close this search box.

Autora tupãense lança livro em dezembro

“A Última que Morre”, criação de Yasmin Borsato, aumenta acervo de produções literárias de Tupã

No dia 20 de dezembro, a partir das 19 horas, a Biblioteca Pública Municipal “Professor Tobias Rodrigues” receberá o lançamento do livro “A Última que Morre”, da autora tupãense Yasmin Borsato. O evento contará com autógrafos e bate-papo a respeito da produção e publicação do livro.

De acordo com a jornalista Janaina Scacabarozzi, prima da autora e uma das organizadoras do lançamento, um exemplar ficará disponível publicamente na biblioteca após a cerimônia, porém, os interessados também poderão adquirir o livro durante o evento.

“O evento é gratuito e aberto ao público. Teremos bate-papo a respeito da produção e publicação do livro, trajetória da criação do livro e sobre esta nova obra tupãense. A autora contará um pouco sobre a inspiração e as ligações da obra com a cidade”, informou.

A autora da obra, Yasmin Borsato, destacou que enviou um exemplar do livro ao Chefe do Executivo. “É uma honra e um prazer lançar meu primeiro livro aqui em Tupã. Eu vivi parte da minha vida aqui, e por isso a obra tem uma forte ligação com a cidade. Convido a população para prestigiar o lançamento e conhecer a obra, pois será tudo preparado com muito carinho e tanto a obra quanto o lançamento significam muito pra mim”, convidou.

O secretário municipal de Cultura, Duda Gimenez, parabenizou a iniciativa da autora, destacou a importância de valorizar criações tupãenses e convidou a população para participar do lançamento e conhecer um pouco da obra.

“É importante valorizar as criações tupãenses, pois demonstram a contribuição de nossa cidade para a cultura. Esta obra estará disponível na biblioteca, enriquecerá o acervo de obras tupãenses e possibilitará que mais pessoas sejam inspiradas e ingressem na literatura”, destacou.

Representando o Legislativo, o vereador Charles dos Passos destacou a importância de apoiar criações tupãenses e salientou que a Biblioteca Municipal conta com um espaço reservado para as criações locais, com o objetivo de dar visibilidade e destaque para os autores da cidade. Ele concluiu convidando a população para prestigiar o lançamento, conhecer a obra e trocar experiências com a autora.

“Tupã é um berço de artistas, e a cada lançamento na cidade ficam mais evidentes os laços tanto dos autores quanto das obras com a cidade. A Biblioteca Municipal, buscando dar visibilidade aos autores e obras tupãenses, oferece um espaço reservado para o acervo de criações locais e este livro irá enriquecer ainda mais este departamento. Parabenizo a criação e a escolha da cidade para o lançamento e convido a população para prestigiar e conhecer mais da obra e da autora no evento”, convidou.

O prefeito Caio Aoqui destacou o presente enviado pela autora e entregue por meio de sua prima; parabenizou a escolha da cidade para o lançamento e convidou a população para conhecer esta e outras obras de autores e autoras tupãenses.

“Fiquei muito feliz em saber que temos mais uma autora tupãense, e que escolheu Tupã para lançar seu livro. Tive o prazer de receber antecipadamente um exemplar enviado pela autora, e conhecer um pouco da história. Convido a população para prestigiar o lançamento e conhecer um pouco mais sobre a Yasmin Borsato e sobre a obra ‘A Última que Morre’”, convidou.

Yasmin Borsato

Tupãense, Yasmin Borsato, criava e contava histórias desde os 6 anos de idade e viveu na cidade até os 17, quando se mudou para Campinas para estudar Marketing e Propaganda. 

Desde a faculdade seu hobbie era escrever histórias, mas em 2009 um novo projeto foi iniciado em sua vida: “A Última que Morre”, concluído em 2019, aos 26 anos. “Meu gênero literário preferido é a ficção, e a possibilidade de levar o leitor para um mundo imaginário é fascinante e muito presente neste gênero. A obra que inspirou a criação da narrativa deste meu primeiro livro foi ‘A Noiva Cadáver’”, destacou.

Yasmin enfatizou a satisfação de concluir a obra, e informou que a narrativa terá continuidade, e que já tem esboços e roteiros de mais 2 livros. “A linha do tempo e o roteiro já estão praticamente prontos, falta o desenvolvimento das falas condizentes com atitudes, pensamentos e teorias”, disse.

Sinopse de “A Última que Morre”

Quando José foi morar na mansão do seu avô, ele não imaginava que encontraria a mulher mais fascinante de todas. Ele nunca tinha visto algo tão lindo na sua vida e nem tão intrigante. Ela era destemida, misteriosa e o mais interessante, ela não envelhecia.

Como isso podia ser possível? Ela era real? Ele estava enlouquecendo? Muitas perguntas passavam pela mente de José, mas a que mais o perturbava era: como ele faria para viver com ela para sempre?

Seja qual for a resposta, ele está prestes a descobrir. Porque ele não vai desistir de desvendar esse mistério. Porque ele não vai parar de procurar a verdade. Porque ele tem esperança e ela é a última que morre. Ou será que não?

De acordo com a autora, o livro é indicado para mulheres com idades entre 18 e 35 anos de idade e que gostem de romance, mistérios e seguir pistas.

Ligação da obra com a cidade

A autora acrescenta que os personagens e os locais têm uma forte ligação e semelhança com a cidade de Tupã, inclusive o personagem Adson (Adson Germando de Camargo foi por muitos anos chefe do Cartório Eleitoral de Tupã, e era conhecido como “Piau”, assim como seu irmão gêmeo, Airton Germano de Camargo) foi inspirado em seu avô e nasceu no dia em que o avô da autora foi diagnosticado com câncer; já o Vlademir é inspirado em seu outro avô. “O Adson foi uma forma de eternizar o meu avô e fazer com que mais pessoas possam conhecê-lo”, ressaltou.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.