Pesquisar
Close this search box.

Polícia Militar de Tupã realiza treinamento com veículo aéreo não tripulado

1º Sargento Tenório coordenou o treinamento em Tupã

Com a missão de proteger as pessoas, fazer cumprir as leis, combater o crime e preservar a ordem pública a Polícia Militar do Estado de São Paulo, e especialmente falando da nossa região, a 2ª Cia de Tupã, do 9º BPM/I, constantemente se aprimora e realiza treinamentos táticos e operacionais.

A Polícia Militar já estuda desde 2010 a utilização de DRONES e está implementando o programa Dronepol, com inserção de drones no sistema Olho de Águia para transmissão de imagens em tempo real ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom).

O custo operacional para um drone de alta tecnologia é 140 vezes menor do que o custo operacional de um helicóptero Águia da Polícia Militar. Com segurança absoluta, porque você não tem recursos humanos.

1º Tenente Butarelli instruindo Equipe na simulação conforme informações obtidas via imagem aérea por drone operado pelo 1º Sargento Tenório
Imagens aéreas captadas pelo drone
Policiais fazem simulação de abordagem, instruídos por informações obtidas pelo drone

Essa tecnologia possibilita a captação, transmissão, gravação e gerenciamento de imagens de interesse da Segurança Pública, ou seja, monitora, em tempo real, os cenários encontrados durante a execução das atividades de policiamento ostensivo e preventivo.

A medida proporciona ao policial uma visão diferente, que ele não teria a olho nu e permite, ainda, que os materiais captados sejam retransmitidos de forma instantânea aos comandos da Polícia Militar, viabilizando melhor análise para estratégia adequada de abordagem e atuação em cada situação.

O Comando de Aviação da Polícia Militar promoveu um Curso de Especialização de Operador de RPAS (remotely piloted aircraft systems, traduzido como Sistemas de Aeronaves Pilotadas Remotamente).

Em nossa Equipe Policial, o multiplicador desse conhecimento é o 1º Sargento Tenório, que tem uma notável trajetória dentro da Corporação e é responsável pela Equipe de Treinamento da 2ª Cia de Tupã, que capacita os Policiais para ações de risco, resgate ou atualização dos procedimentos padrões.

Ele ministrou aqui em Tupã, no dia 12 de novembro, um treinamento sobre a utilização de Veículos Aéreos Não Tripulados com a presença de aproximadamente 20 policiais de toda a região.

Estiveram presentes também o 1º Tenente Butarelli, o Comandante da 2ª Cia, Capitão André Colado, o Comandante do 9º BPM/I, Tenente Coronel Mário Sérgio Nonato e o Delegado da Polícia Civil José Luís Junqueira.

No treinamento, Atiradores do Tiro de Guerra, cedidos pelo Sargento Juarez participaram da simulação de uma operação policial auxiliada por imagens aéreas em tempo real.

Atletas de airsoft também participaram de uma simulação de ocorrência que foi assistida por meio de imagens obtidas pelo drone e coordenadas com base nessas informações.

Simulação das operações visualizadas e coordenadas por drone

Atiradores do Tiro de Guerra 02-043 Tupã

O treinamento foi baseado nos procedimentos operacionais padrões da Polícia Militar e tem como objetivo apresentar ao policial essa nova ferramenta e ampliar as ações no campo da inteligência policial.

Regras para utilização

Para que a unidade policial possa operar os aparelhos, eles devem estar de acordo com as normas vigentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Departamento de Controle de Espaço Aéreo (Decea).

Além disso, a unidade policial precisa observar as normas da Corporação e por isso está trabalhando e qualificando seus membros.

Sargento Tenório

O 1º Sargento Tenório possuí inúmeros treinamentos, especializações, condecorações e recentemente recebeu a Medalha Luiz de Souza Leão, a mais alta honraria oferecida pela nossa cidade.

O Policial fez parte da Força Tática, foi aprovado na Escola de Formação de Sargentos e integrou o GATE, Grupo de Ações Táticas Especiais, conhecido como o Esquadrão Anti-Bombas.

Licitação recente

A Polícia Militar de São Paulo adquiriu através de Ata de Registro de Preços a quantidade de até 160 drones, divididos em 2 Lotes: Básico e Avançado. Na primeira Etapa já foi empenhado 100 kits completos DJI MAVIC ZOOM – Lote 1 (Básico) e 5 Kits completos do DJI MATRICE 210 (Avançado), incluindo Câmera com Zoom 30 x e Câmera Termal.

Com essa aquisição a Polícia de São Paulo dará um salto muito importante na eficiência de suas missões, igualando-se tecnicamente quanto ao uso de RPAs às melhores unidades policiais do mundo.

Programa da PM de São Paulo prevê uso de frota de ‘superdrones invisíveis’

Superdrone avançado da Polícia Militar de São Paulo para uso em policiamento e salvamento

Voando alto e em silêncio, aeronaves podem localizar pessoas no escuro, pelo calor do corpo, e levar órgãos para hospitais

Até o final deste ano, cinco superdrones capazes de localizar pessoas no escuro pelo calor do corpo humano e preparados para fazer registros de imagens de suspeitos a longas distâncias devem estar cruzando os céus de São Paulo.

Utilizados em missões de inteligência e para planejamento operacional, os superdrones operarão a grandes alturas e de modo silencioso, o que os torna imperceptíveis. A PM deverá contar ainda com outros cem equipamentos mais simples.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.