Cheia de prêmios, a Festa do Dia do Comerciário acontece nesta sexta

Para celebrar o Dia do Comerciário, comemorado em 30 de outubro, o Sindicato dos Comerciários de Tupã (Sincomerciários) promoverá mais uma edição da Festa dos Comerciários. O evento acontece no Clube dos Comerciários, na rua Aimorés, 811, a partir das 17 horas do dia 15 de novembro, feriado de Proclamação da República.  A festividade se destina a todos os comerciários de Tupã e região e seus convidados.

Para os sindicalizados, haverá sorteio de uma moto 0km, uma TV 50 polegadas 4K e outros prêmios, patrocinados por empresas do comércio local e oferecidos também pelo próprio Sindicato. Haverá ainda sorteio de brindes para os convidados.

Durante o evento, serão homenageados comerciários que se destacam no exercício da profissão e foram escolhidos pelos próprios colegas de trabalho para receber a honraria. Haverá ainda palestras de conscientização e valorização da categoria. A programação inclui show musical com Maurinho e Banda.

“É um evento totalmente focado em valorizar e reconhecer a importância dos comerciários para nossa sociedade. É também uma celebração a esta categoria profissional que tanto contribui para o desenvolvimento de nosso país”, explicou o presidente do Sincomerciários, Amauri Mortágua.

Para garantir o ingresso à festa, basta ao comerciário apresentar o holerite de outubro na portaria do Clube. Já os demais convidados receberão convites, que estão sendo distribuídos pelo Sindicato nos locais de trabalho dos comerciários.

É importante destacar que os ganhadores do sorteio só receberão os prêmios se estiverem presentes. “Se o contemplado não estiver no local na hora do sorteio e apresentar um documento de identidade, vai ser realizado um novo sorteio”, alertou o vice-presidente, Celso Bozza.

Celebração histórica

O dia 30 de outubro foi escolhido para marcar o Dia do Comerciário porque nesta data, em 1932 foi publicado o Decreto Lei 4.042, que determinava a jornada de trabalho diária de oito horas e o repouso remunerado aos domingos para todos os comerciantes. A conquista, entretanto, foi precedida por muita luta.

No início do século XX, a jornada de trabalho dos “caixeiros”, como eram conhecidos os trabalhadores do comércio naquela época, eram extremamente abusivas e ultrapassavam as 12 horas diárias, incluindo domingos e feriados.

Insatisfeitos com a pressão que recebiam e o sistema de quase escravidão a que eram submetidos, muitos destes trabalhadores começaram a formar pequenos grupos e associações de apoio para tentar buscar condições mais humanas de trabalho. Estas agremiações eram embriões daquilo que mais tarde se tornaria os atuais sindicatos que representam a categoria.

À medida que a insatisfação aumentava, as manifestações e associações começavam a se espalhar por todos os estados do país. No dia 29 de outubro de 1932 houve uma grande manifestação na cidade do Rio de Janeiro, com mais de 5 mil comerciários marchando em direção ao Palácio do Governo (Palácio do Catete), residência do presidente da República.

Os manifestantes foram recebidos por Getúlio Vargas, que aceitou as reivindicações dos trabalhadores e assinou o Decreto de Lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1932, determinando a jornada de trabalho para 8 horas por dia e o repouso remunerado aos domingos para todos os comerciantes.

 A Lei foi publicada no Diário Oficial da União no dia 30 de outubro de 1932, sendo esta data reconhecida pela presidente Dilma Rousseff, em 2013, como o Dia Oficial do Comerciário.

“Esta mobilização histórica dos comerciários mostra a força que a união dos trabalhadores na busca pelo reconhecimento de seus direitos e por valorização. Neste momento, quando somos alvos de várias ameaças, é mais importante que nunca que todos estejam irmanados e lutando pelos mesmos ideais. É somente com este tipo de atitude que iremos conseguir superar os momentos de crise”, avaliou Amauri Mortágua

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.