Pesquisar
Close this search box.

Cheia de prêmios, a Festa do Dia do Comerciário acontece nesta sexta

Para celebrar o Dia do Comerciário, comemorado em 30 de outubro, o Sindicato dos Comerciários de Tupã (Sincomerciários) promoverá mais uma edição da Festa dos Comerciários. O evento acontece no Clube dos Comerciários, na rua Aimorés, 811, a partir das 17 horas do dia 15 de novembro, feriado de Proclamação da República.  A festividade se destina a todos os comerciários de Tupã e região e seus convidados.

Para os sindicalizados, haverá sorteio de uma moto 0km, uma TV 50 polegadas 4K e outros prêmios, patrocinados por empresas do comércio local e oferecidos também pelo próprio Sindicato. Haverá ainda sorteio de brindes para os convidados.

Durante o evento, serão homenageados comerciários que se destacam no exercício da profissão e foram escolhidos pelos próprios colegas de trabalho para receber a honraria. Haverá ainda palestras de conscientização e valorização da categoria. A programação inclui show musical com Maurinho e Banda.

“É um evento totalmente focado em valorizar e reconhecer a importância dos comerciários para nossa sociedade. É também uma celebração a esta categoria profissional que tanto contribui para o desenvolvimento de nosso país”, explicou o presidente do Sincomerciários, Amauri Mortágua.

Para garantir o ingresso à festa, basta ao comerciário apresentar o holerite de outubro na portaria do Clube. Já os demais convidados receberão convites, que estão sendo distribuídos pelo Sindicato nos locais de trabalho dos comerciários.

É importante destacar que os ganhadores do sorteio só receberão os prêmios se estiverem presentes. “Se o contemplado não estiver no local na hora do sorteio e apresentar um documento de identidade, vai ser realizado um novo sorteio”, alertou o vice-presidente, Celso Bozza.

Celebração histórica

O dia 30 de outubro foi escolhido para marcar o Dia do Comerciário porque nesta data, em 1932 foi publicado o Decreto Lei 4.042, que determinava a jornada de trabalho diária de oito horas e o repouso remunerado aos domingos para todos os comerciantes. A conquista, entretanto, foi precedida por muita luta.

No início do século XX, a jornada de trabalho dos “caixeiros”, como eram conhecidos os trabalhadores do comércio naquela época, eram extremamente abusivas e ultrapassavam as 12 horas diárias, incluindo domingos e feriados.

Insatisfeitos com a pressão que recebiam e o sistema de quase escravidão a que eram submetidos, muitos destes trabalhadores começaram a formar pequenos grupos e associações de apoio para tentar buscar condições mais humanas de trabalho. Estas agremiações eram embriões daquilo que mais tarde se tornaria os atuais sindicatos que representam a categoria.

À medida que a insatisfação aumentava, as manifestações e associações começavam a se espalhar por todos os estados do país. No dia 29 de outubro de 1932 houve uma grande manifestação na cidade do Rio de Janeiro, com mais de 5 mil comerciários marchando em direção ao Palácio do Governo (Palácio do Catete), residência do presidente da República.

Os manifestantes foram recebidos por Getúlio Vargas, que aceitou as reivindicações dos trabalhadores e assinou o Decreto de Lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1932, determinando a jornada de trabalho para 8 horas por dia e o repouso remunerado aos domingos para todos os comerciantes.

 A Lei foi publicada no Diário Oficial da União no dia 30 de outubro de 1932, sendo esta data reconhecida pela presidente Dilma Rousseff, em 2013, como o Dia Oficial do Comerciário.

“Esta mobilização histórica dos comerciários mostra a força que a união dos trabalhadores na busca pelo reconhecimento de seus direitos e por valorização. Neste momento, quando somos alvos de várias ameaças, é mais importante que nunca que todos estejam irmanados e lutando pelos mesmos ideais. É somente com este tipo de atitude que iremos conseguir superar os momentos de crise”, avaliou Amauri Mortágua

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.