Pesquisar
Close this search box.

CCZ intensifica captura de escorpiões em locais prioritários

Ações foram realizadas nos cemitérios da Saudade e São Pedro

A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), intensifica a rotina de trabalhos de busca e captura de escorpiões no município.

Os serviços são realizados em locais prioritários do município e seguem o protocolo de visitas. Entre os locais de maior prioridade estão cemitérios, escolas e creches municipais.

Nos dias 30 e 31 de outubro, os serviços de busca e capturas foram realizados nos cemitérios da Saudade e São Pedro. De acordo com o responsável pelo CCZ de TupãRobison Luis, as atividades para erradicar escorpiões no município estão a todo vapor.

“Devido a esses ambientes levarem mais tempo de trabalho tendo em vista suas extensões, foram dois dias de muito trabalho nos cemitérios. É importante destacar que não só em Tupã, mas em todo o Brasil esses locais são de total prioridade e devem ser monitorados frequentemente”, disse.

O responsável pelo CCZ destacou que a população não deve manusear escorpiões sem noções de treinamento. “Peço para que os munícipes entrem em contato com o CCZ para realizarmos a captura. Vale destacar que eles costumam aparecer no período noturno, por ser horário de alimentação, ou seja, essa é a oportunidade de saírem de suas tocas, frechas de túmulos, muros e materiais de construção”, alertou.

Município pioneiro

Ainda segundo Robison Luis, o município é pioneiro na busca e captura de escorpiões, sendo a única cidade da região de Marília a Panorama que realiza 100% das ações preventivas.

“Nos outros municípios não existe este ciclo completo de trabalhos realizados, como ir às escolas para orientar as crianças, realizar trabalhos de busca e captura diurna e noturna em locais prioritários. Além do envio das amostras que fazemos para Instituto Butantan, através dos escorpiões capturados e enviados para finalização, é retirado o veneno para fabricação do soro antiescorpiônico. Posteriormente, a distribuição do soro é destinada aos demais municípios da região. Agradeço a toda nossa equipe pela efetiva participação nas visitas, ao secretário Wilson Quiles e ao prefeito Caio Aoqui pela parceria e apoio de sempre”, agradeceu.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.