Pesquisar
Close this search box.

Capacitação para Esporte Paralímpico teve mais de 130 inscritos

Curso é ministrado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e contou com um dos maiores números de adesões do país

Muito satisfeito com o resultado desse projeto e o número de adesões na cidade, Eduardo Akira Edamitsu disse: “Tenho a grata satisfação de anunciar que a minha indicação nº 199/2018 foi atendida. Enquanto estávamos na Câmara Municipal trabalhamos sempre em busca de melhorias e projetos para a nossa cidade. Quinta-feira, dia 17 de outubro, se iniciou o 1º Curso de Capacitação para o Esporte Paralímpico de Tupã. O curso tem como objetivo capacitar todos os profissionais de educação física aprimorando a inclusão e revelando novos atletas”.

A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou de 17 a 19 de outubro, o 1º Curso de Capacitação para o Esporte Paralímpico de Tupã. O curso é ministrado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro em diversos locais e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação, Câmara Municipal e da Universidade Federal de Uberlândia.

A abertura do evento ocorreu na manhã da quinta-feira (17), contando com a presença de diversas autoridades, dentre elas: David Costa – diretor técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro, representantes da Câmara Municipal, representantes do GITEA e MOAB, professores e alunos de educação física, secretários municipais e prefeito Caio Aoqui. Diversas atrações animaram a cerimônia, dentre elas: exposições de pinturas, apresentações da APAE de Tupã e Projeto Guri; além da presença do Tiro de Guerra, com participação especial durante o Hino Nacional Brasileiro.

De acordo com a organização do evento, o curso é realizado em quatro eixos: Judô, Goalball, Atletismo, e Vôlei Sentado; e tem o objetivo de capacitar profissionais de Educação Física para atuarem na iniciação de modalidades esportivas paralímpicas. A participação neste curso será certificada pela Universidade Federal de Uberlândia, por meio do Sistema de Informação de Extensão da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (SIEX/PROEXC), tendo o prazo estimado de 30 dias para confecção e liberação.

Alana Maldonado, atual líder do ranking mundial de judô na sua categoria e inspiração para muitos jovens, aproveitou os poucos dias de férias antes do retorno das preparações para as competições de 2020, para prestigiar o evento, ela fez questão de declarar toda a sua felicidade em poder participar.

O secretário municipal de Educação, professor Valdir Berti, salientou que é uma alegria realizar este curso e destacou a participação de profissionais de diversas cidades e áreas do esporte.

“Estamos felizes em realizar este curso em nossa cidade, enriquecendo ainda mais a programação de aniversário do município e oferecendo gratuitamente conhecimentos que promoverão inclusão e respeito. Tivemos quase 140 inscritos, sendo pessoas de toda a região e até de outros estados, atuantes em diversas áreas do esporte e isso nos alegra muito, pois além de ser um dos maiores números de inscrições recebidas pelo curso em todo o país, esta é uma modalidade em ascensão e merece atenção”, destacou.

O secretário também destacou importância das parcerias para a realização do evento e agradeceu o apoio das instituições de ensino e do Comitê Paralímpico Brasileiro. “Sem as parcerias seria mais difícil realizar este evento, por isso, agradeço desde já as instituições de ensino que apoiaram o curso, em especial ao Instituto Federal, Universidade Brasil, Faculdades FACCAT e ACERT por cederem espaço para a realização da capacitação; agradeço também à Universidade Federal de Uberlândia, que certifica os participantes e ao Comitê Paralímpico Brasileiro que nos ofereceu esta rica oportunidade”, agradeceu.

Representando o Legislativo, o vereador Israel Velloso – “Tutu”, parabenizou a realização, destacou o apoio da Câmara Municipal e destacou os esforços conjuntos para a realização deste curso.

“É um prazer para a Câmara Municipal apoiar e participar desta realização, que enriquece o conhecimento e prepara o profissional para dar o treinamento e atendimento adequando aos atletas paralímpicos, difundindo e estimulando a categoria. Esporte e educação andam juntos, pois a disciplina e a prática são complementares e fundamentais para o aprimoramento”, enfatizou.

O prefeito Caio Aoqui salientou a ação conjunta para a realização do evento. “Nós temos muito orgulho de contar com este evento para enriquecer ainda mais a programação de 90 anos da cidade, promovendo inclusão e educação. Agradeço os esforços do vereador licenciado e atual secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, Eduardo ‘Shigueru’ Edamitsu, que desde quando estava no Legislativo buscava trazer esta capacitação. Esta é uma realização que conta com diversas parcerias e está dando ótimos resultados, pois tivemos quase 140 inscrições de diversas localidades”, destacou.

O chefe do Executivo ainda destacou a participação de uma campeã paralímpica no evento, agradeceu o Comitê Paralímpico Brasileiro pela oportunidade, enfatizou a importância desta capacitação para a inclusão no esporte e parabenizou a participação dos estudantes e professores nesta capacitação.

“Sabemos que educação é investimento, conhecemos a importância de promover a inclusão no esporte, pois proporciona esperança e oportunidade. Tupã tem o orgulho de contar com uma campeã paralímpica, a Alana Maldonado, que nos motiva ainda mais a fomentar estas modalidades. Agradeço ao Comitê Paralímpico Brasileiro, por meio de seu diretor técnico, David Costa, pela oportunidade e parabenizo os ministrantes por compartilhar seus conhecimentos e contribuir para tornar Tupã uma cidade de com mais oportunidades de realização de sonhos”, agradeceu.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.