Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura realizará ‘Dia D’ de vacinação neste sábado

A Prefeitura de Tupã, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará neste sábado (19), o “Dia D” de vacinação da “Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo”, a partir das 8 horas, na Unidade de Saúde Dr. Edmundo Vieira Prado, na Vila Formosa.

Até o momento, o município conta com dois casos positivos de sarampo e cinco aguardando resultados. A enfermeira de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha, explicou que esta será uma ação de multivacinação.

“Na oportunidade estaremos atualizando carteiras de vacina, em especial da poliomielite e da tríplice viral, onde todas as pessoas de 6 meses a 59 anos devem procurar a Unidade de Saúde. Para contribuir com os trabalhos, estamos com uma parceria com o Rotary Clube e o Rotary Clube Vanuíre de Tupã, que estão conosco em prol dessa sensibilização da população”, informou.

A enfermeira frisou ainda que no sábado (19), todas as Unidades de Saúde estarão abertas das 8 às 17 horas, inclusive nos distritos. “É sempre bom lembrar que a vacina contra o sarampo é a única maneira de prevenir a doença, por isso, convido toda a população para atualizar a carteira de vacinação”, convidou.

Já a enfermeira de Vigilância Epidemiológica, Juliana Yuri Begnossi, explicou que os principais fatores do diagnóstico do sarampo é febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.

“Temos a vacina dose zero, que é destinada a todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano (dose extra); a primeira dose é para crianças que completarem 12 meses (1 ano); já a segunda dose deve ser aplicada aos 15 meses de idade”, explicou.

Juliana finalizou informando que pessoas entre 1 e 29 anos que receberam apenas uma dose, devem completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina. Já quem comprova as duas doses da vacina do sarampo está imunizado.

O secretário municipal interino de Saúde, Wilson Quiles Júnior, o “Quilão”, destacou a importância da população comparecer nesta oportunidade de imunização. “O ‘Dia D’ vem justamente com o objetivo de contemplar pessoas que não têm tempo de comparecer a uma Unidade de Saúde durante a semana devido às atividades diárias. Essas estratégias e esquemas vacinais contribuem para a população se proteger e evitar essa doença que traz sérias consequências para a saúde”, falou.

O prefeito Caio Aoqui disse que é fundamental realizar campanhas como esta, e parabenizou todos os envolvidos nas atividades desenvolvidas na área da Saúde. “Quero parabenizar todos os profissionais que integram as equipes da Saúde pelas atividades desenvolvidas para o bem-estar de nossos munícipes”, concluiu o chefe do Executivo.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.