Pesquisar
Close this search box.

Setembro Amarelo

Nós últimos anos o mês de Setembro tem se dedicado pela organização Mundial da Saúde como base para campanha: “contra o suicídio”. Neste ano a base dessa campanha fora: “falar é a melhor solução”.

O Setembro Amarelo nada mais é que uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Em um balanço divulgado em 2018, pela organização Mundial da Saúde (OMS) estima que por ano cerca de 800 mil pessoas no mundo cometem suicídio, isso representa uma morte a cada 40 segundos.

O aumento desses dados vem em reflexo ao contexto social e familiar do indivíduo e pela visão que ele tem sobre a vida. “Muitas vezes é um ato de desespero, quando a pessoa não vê um sentido para a vida, não constrói narrativas de que há outras possibilidades de saída. Mas normalmente acontece ou por questões psicossociais ou por escolhas conscientes, não atreladas a um transtorno, ou por sofrimento psíquico”. Avalia a psicóloga clínica Maysa bezerra do centro de pesquisa em psicanálise e linguagem (cppl).

Hoje há um consenso entre as entidades de saúde de que o suicídio pode ser prevenido, por isso o mês de setembro foi escolhido em alusão ao dia da prevenção ao suicídio comemorado no dia 10 de setembro.

Muitos doutores e estudiosos apresentando como valores essenciais a prevenção ao suicídio: “o valor da fala”; “o autoconhecimento”; e o saber pedir ajuda. Atualmente há canais de atendimento disponíveis 24 hrs as pessoas, como a central da CVV através do número 188 com profissionais preparados para auxiliar a todos.

Entretanto o valor da fala deve ser respeitado e garantido pois o mais importante para pessoas que estão nessas situações o “falar é a melhor situação”, e não ter vergonha de pedir ajuda. Setembro amarelo mês de conscientização contra o suicídio.

#todoscontrasuicidio

#tupaensenoticiais

Autor: Matheus Trentini – Bacharel em Direito

Fonte:

www.setembroamarelo.org.br

www.folhape.com.br/setembroamareloofereceapoioprevencaosuicidio

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.