Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura entrega reforma do CCZ

Cerimônia será na sexta-feira (27) às 9 horas, na sede do Centro de Controle de Zoonoses

Nesta sexta-feira (27), às 9 horas, a Prefeitura de Tupã vai entregar as reformas do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A cerimônia será na sede do órgão municipal, localizado na antiga vicinal São Gonçalo. As reformas foram viabilizadas com recursos próprios do município, e as melhorias realizadas em todo o prédio garantirão o aperfeiçoamento do atendimento prestado pelo CZZ.

De acordo com o responsável pelo CCZ, Robison Luiz, o município é referência para as demais cidades da região, devido aos trabalhos intensivos realizados para o combate de escorpiões, leishmaniose, raiva e ações educativas nas escolas do município.

“Quando o assunto é prevenção de doenças que podem ser transmitidas por animais aos humanos, os serviços realizados no município pelo CCZ são referência em toda a Alta Paulista. É tão notável, que na última segunda-feira, representantes do controle de zoonoses de outros municípios participaram de uma capacitação em Tupã”, explicou.

Robison destacou também que o CCZ existe há 10 anos no município, porém o prédio nunca recebeu melhorias. “Desde a sua instalação no município, o Centro de Controle do Zoonoses nunca recebeu melhorias. Então, através da entrega das reformas na estrutura do prédio, queremos melhorar ainda mais a qualidade dos trabalhos realizados e promover a visibilidade dos serviços prestados para a população”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde, Laércio Garcia, salientou que as reformas vão proporcionar a melhoria das condições de trabalho das equipes, o que é fundamental para a qualidade dos serviços prestados para a população.

“Para otimizar os recursos existentes em nosso município e aumentar a eficiência dos serviços fornecidos à população, é necessário investir em estratégias, capacitações e reformas que ajudem a aprimorar os atendimentos prestados. Por isso, estamos trabalhando para proporcionar melhores condições de trabalho para as nossas equipes e, consequentemente, melhorar ainda mais as ações que o nosso CCZ realiza”, enfatizou.

Já o prefeito Caio Aoqui ressaltou que para ampliar a qualidade dos serviços prestados à população, além das reformas realizadas no prédio, os agentes também recebem capacitações periodicamente a respeito do combate ao escorpião e doenças infecciosas.

“Durante a gestão, ampliamos a equipe de combate às zoonoses de 3 para 17 agentes, justamente para proporcionar um atendimento mais ágil e eficiente à população. Como os servidores públicos também merecem oportunidades para melhorar o conhecimento e técnicas de trabalho, estão sendo realizadas diversas capacitações com ênfase no combate ao escorpião, pois estamos vivenciando o período de reprodução destes animais”, explicou.

O chefe do executivo acrescentou que as reformas possibilitarão que os agentes de zoonoses tenham mais conforto para trabalhar em prol da população. “Com as reformas a qualidade do serviço prestado pelo CCZ irá melhorar, pois estamos oferecendo melhores condições aos servidores para desempenhar um trabalho de excelência para a população. Além destes benefícios, esta é uma forma de ampliar os serviços que contemplam a saúde pública”, concluiu.

Centro de Controle de Zoonoses

O CCZ desenvolve ações de prevenção às zoonoses, controla as populações de animais da área urbana e de animais incômodos ao homem, como ratos, escorpiões e morcegos. Esse controle busca prevenir as doenças naturalmente transmissíveis entre os animais e o homem, como raiva, leishmaniose, leptospirose, febre maculosa e outras. 

“O órgão tem o objetivo de prevenir, reduzir e eliminar o adoecimento e morte, bem como o sofrimento humano causado pelas zoonoses e doenças transmitidas por vetores, como insetos, carrapatos e caramujos, preservando a saúde das pessoas e animais, mediante conhecimentos científicos especializados e experiência da saúde pública”, informou Robison.

Fonte: Assessoria de imprensa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.