Pesquisar
Close this search box.

Dicas e receitas de Esfoliante Caseiro para o rosto

Hoje vou falar sobre algo muito importante para nossa pele, a esfoliação ,as vezes esquecemos desse cuidado necessário para nossa pele, quando fazemos a esfoliação pelo menos a cada 15 dias eliminamos  as células mortas, e ajudamos a desobstruir os poros ,sua pele naturalmente irá  respirar melhor e se regenerar. E você irá garantir a saúde da sua pele deixando-a com um aspecto naturalmente mais  jovem.

Temos muitas opções de produtos cosméticos no mercado. Mas, hoje irei ensinar receitas práticas e rápidas de esfoliante caseiro com ingredientes naturais que você pode ter aí na sua casa .

O esfoliante caseiro  deve conter dois ingredientes um que seja  abrasivo e o outro umectante. Os abrasivos são as substâncias capazes de esfoliar a pele, fazendo uma leve descamação  removendo as células mortas e outras impurezas, como oleosidade.

Ingredientes abrasivos esfoliante: açúcares, fubá e borra de café.

Os ingredientes umectantes dão consistência à mistura e também fornecem nutrientes necessários que ajudam na regeneração, hidratação, limpeza e até clareamento da pele. O mel, iogurte natural e óleo vegetais, entre outros possuem essa finalidade.

Mel de abelha

O mel de abelha, é um alimento que contém proteínas, sais minerais e vitaminas essenciais ele possui muitas propriedades medicinais e terapêuticas de ação antibacteriana, antimicrobiana e antissépticas. Essas propriedades auxiliam na hidratação, além de ter um enorme poder de renovação celular.

Óleos vegetais

Os óleos vegetais possuem inúmeras utilidades e benefícios como a  hidratação e à nutrição da pele ajudando a diminuir alergias além de ajudar na cicatrização de lesões. Alguns deles possuem ação bactericida, cicatrizante e anti-inflamatórias.

Iogurte natural

O iogurte natural contém ácido lático conhecido pelo seu alto poder umectante atuando  como antimicrobiano, regulando o pH, hidratando e rejuvenescendo sua pele com poder de clarear a pele.

Café

O café  é um dos ingredientes mais utilizados nos cosméticos atualmente através do óleo extraído do grão ainda verde e do óleo da borra do café. Ele possui  polifenóis, triacilgliceróis, esteróis e tocoferóis entre outros componentes que atuam como anti-inflamatórios e antioxidantes, o café é também um excelente hidratante e protetor da pele, ele estimula a produção de colágeno e elastina e ajuda combater a oleosidade.

Receita para pele oleosa:


A pele oleosa necessita de cuidados, ela produz maior quantidade de secreção sebácea deixando os poros dilatados e mais suscetíveis a obstrução de impurezas.
o esfoliante para o rosto oleoso irá remover o excesso de oleosidade e impurezas e também hidratar para evitar o ressecamento .
Agora vamos conhecer a poderosa receita com fubá capaz de retirar todas as impurezas e o excesso de oleosidade da pele


Ingredientes:

*3 colheres de fubá;


*Sabonete específico para seu rosto.


Modo de preparo:


Aplique o sabonete sobre a pele úmida até obter espuma em seguida pegue o fubá e faça movimentos leves e lentos esfoliando o rosto todo, enxágue em seguida.

Receita para pele seca:

A pele seca tem tendência a repuxar, especialmente após um banho muito quente e clima seco, podendo até ficar irritada e descamar ,para evitar que a pele fique ainda mais ressecada, o ideal é usar um esfoliante caseiro para o rosto para hidratar bem a pele.

A aveia, é um ingrediente que além de acalmar os poros, é capaz de remover toda a sujeira e limpar profundamente o rosto ajudando no combate a acne.

Ingredientes:

* 1 colher de sopa de aveia em flocos finos;

* 1 colher de sopa de mel;

* ¼ de colher de chá de sal (aumenta as propriedades esfoliantes da aveia);

* 1 colher de chá de água, azeite de oliva ou óleo de amêndoas.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em um recipiente em seguida aplique o esfoliante  deixando agir por 10 minutos, enxágue bem o rosto com água e finalize com um tônico facial para fechar os poros e hidratar a pele.

Receita para pele mista:

Essa receita serve  para pele mista e também  para todos os tipos de pele.

O mamão, é rico em nutrientes com vitaminas do complexo B, antioxidante, além de fibras. Por isso, o mamão é um excelente ingrediente para esfoliação caseira.

Ingredientes:

* Meio mamão

* 1 colher de sopa de açúcar cristal.

Modo de preparo:

Misture o mamão amassando bem com o açúcar , aplique esfoliando a pele por três minutos, e deixe  agir por 10 minutos. Em seguida, exágue bem o rosto e finalize com um tônico facial ou uma loção adstringente.

Receita para todos os tipos de pele:

Essa receita serve para todos os tipos de pele, ela é rica em antioxidantes e propriedades rejuvenescedoras. O segredo está na cafeína da borra de café, ela estimula a circulação sanguínea e ativa a regeneração celular.

Ingredientes:

* 1/2 xícara de açúcar;

* 1/2 xícara de café moído ou 1/2 colher de sopa de borra de café;

* 1 xícara de óleo de coco;

* 1 colher de sopa de iogurte natural.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em um recipiente e aplique por três minutos. Deixe agir por 10 minutos, em seguida, enxague finalizando com um tônico facial ou uma loção adstringente e um hidratante de sua preferência.

Receita para pele sensível:

O ideal é usar esfoliante que não irrite ainda mais a pele que alivie os sintomas e promova a cicatrização, assim como a sua hidratação. Além disso, a pele sensível precisa de constante e hidratação para mantê-la sempre saudável.

O morango é um ingrediente rico em nutrientes e  vitaminas , além de minerais como Cálcio, Potássio, Ferro, Selênio e Magnésio. Os morangos também tem a função antioxidante  o iogurte possui alto poder umectante e clareador. E a aveia ajuda na nutrição da pele de forma mais suave.

Ingredientes:

* 125 ml de iogurte natural;

* 4 morangos frescos;

* 1 colher de sopa de mel;

* 30 g de açúcar cristal;

* 2 colheres de sopa de aveia fina.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes, amassando os bem Em seguida, aplique sobre a pele e deixe agir por 10 minutos depois enxágue bem a pele.

Espero que tenham gostado das receitas e dicas!

 E o mais importante nunca se esqueça de usar o protetor solar ele ajuda a combater o câncer de pele, que pode ser causado pelo longo período de exposição ao sol, Além de evitar a insolação, queimaduras, manchas, envelhecimento precoce, flacidez, lesões, entre outras complicações.

Cuide bem da sua pele sempre!

Tenham um lindo e abençoado final de semana e até semana que vem!!!

Beijosss!!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Darlene Ayalla

Darlene Ayalla

Darlene é maquiadora profissional formada em cursos nacionais e internacionais de maquiagem profissional e artística. É também designer de sobrancelhas, influenciadora digital e embaixadora e maquiadora oficial da franquia Miss Pink Brasil. Possui formação em Recuros Humanos. É apaixonada pelo mundo da beleza e em suas redes sociais traz dicas, passo a passo de makes, cabelos e os últimos lançamentos do mundo da moda. E como colunista do Oficina de Beleza, dará todas as dicas desse universo para você!

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.