Pesquisar
Close this search box.

O Grupo Ágape de Teatro completa duas décadas de existência

No dia 07 de agosto de 1999 acontecia a volta aos palcos, do tradicional Grupo da Juventude Espírita de Tupã (hoje União Espírita Jésus Gonçalves), liderado por Luiz Bertazzoni, que insistiu e conseguiu junto ao Presidente da entidade na época Cirso Ribeiro Rosa, que incluísse aulas de teatro no DEACA – Departamento de Educação e Assistência à Criança e ao adolescente mantido por aquela entidade. Infelizmente por motivos de saúde, Bertazzoni se afastou e assumiu o grupo Renato Gonzalez Rosa.  O nome Grupo Ágape de Teatro, veio já no ano de 2000 em votação entre os integrantes

O grupo encara os 20 anos que completa como um “ato de resistência” no cenário cultural tupãense e acredita no poder transformador da arte. Tem o compromisso com as escolhas feitas para nossas vidas e como isso reverbera para as outras pessoas tocadas e sensibilizadas pela arte”, afirma Renato Gonzalez.

O grupo sempre busca uma consciência de executar seu papel como contribuição de socialização na interface da sociedade e seus desafios. O Ágape tem se firmado como um dos coletivos teatrais mais antigos em atuação no interior de São Paulo atuando de forma efetiva na criação e apresentação de espetáculos, formação de novos artistas, promoção de oficinas, workshops, produção de festivais e ações destinadas ao fomento do fazer artístico e cultural, principalmente as artes cênicas.

Ao longo destes 20 anos foram desenvolvidas inúmeras atividades, como a  montagem de  diversos espetáculos e esquetes teatrais trazendo dezenas de prêmios, integração à Federação de Teatro da Alta Paulista a convite do grande mestre Ramis Pedro Boassali, nomeação para o Departamento de Teatro da AAART – Associação de Artistas e Artesãos de Tupã e Região, criação o Festival de Teatro de Tupã, contemplação por meio de edital do  Ponto de Cultura entre 2010 a 2014 (ainda detém o título de Ponto de Cultura), desenvolvimento do Projeto Teatro para Todos por 06 anos em parceria com a Prefeitura de Tupã (projeto extinto em 2013 com 450 alunos), é o grupo do estado de São Paulo que mais foi contemplado com o Projeto Ademar Guerra onde seu espetáculo orientado intitulado “A lição do rinoceronte Careca” foi um dos que mais circulou pelo estado com cerca 30 apresentações.  

Atualmente, o Grupo Ágape mantem o Curso de Teatro infantil que acontece todas as terças feiras das 19h00 às 21h30,  mantem o núcleo de teatro adulto que é destinado a maiores de 13 anos e efunciona aos sábados das 14h00 às 17h30,  mantem o núcleo de audiovisual que produz 03 programas televisivos (Mosaico há 16 anos no ar exibido na TV Uni Canal 07 e pelo Facebook, Em Ponto exibido pela TV Câmara de Tupã e o Programa Momento Espírita exibido pelo Facebook), aulas de Capoeira em parceria com o Grupo Marilia Brasil liderado pelo Mestre Indião, é ponto de difusão da Mostra Interamericana de Direitos Humanos, é ponto de difusão do Festival do Minuto, faz a produção de som, luz e audiovisual das Academias de Dança CAF, Gigi Najma e Studio G, faz parte do Conselho Municipal de Cultura é Ponto de Cultura.

Para celebrar essa data, o grupo Ágape programou duas ações: a primeira são as apresentações do novo espetáculo intitulado “Palhaços” que será apresentado nos dias 17 e 24 de agosto em sua sede e dia 31 na cidade de Queiroz.  O espetáculo fala de um duelo travado nos bastidores de um decadente circo, que opõe um palhaço profissional a um “palhaço da vida”. Situações que tocam o absurdo da existência humana são desenhadas em diálogos ríspidos.

A segunda ação comemorativa é a exibição da história do Grupo por meio dos programas Mosaico e Em Ponto a serem exibidos a partir de hoje na TV Uni canal 07, TV Câmara de Tupã e pelo Facebook do Grupo (https://www.facebook.com/grupoagapedeteatro).  Serão cerca de 15 episódios relembrando toda a trajetória do grupo nestes 20 anos de existência.

A equipe do Grupo Ágape de Teatro, composta por Vinicius Ferrari, Vitor Jardim, Veronica Ribeiro, Leninha Rosa, Vinicius Ferreira, Sandro Nascimento e Renato Gonzalez somente tem a agradecer o todo apoio dado, sem citar nomes para não cometer injustiça, nestes 20 anos de história, afirmando que Resistência e resiliência são dois sentimentos que pautam a trajetória do Grupo.

Fazer teatro no interior esse tempo todo nos alimenta naquilo que acreditamos que é a arte e seu poder transformador, onde a reflexão e a sensibilização aguçam o público a se reconhecerem como atores sociais.

Serviço:

GRUPO ÁGAPE DE TEATRO

Rua Antônio José Lemos, 45 – Vila Independência

Fones: 14-99627-9990 ou 99643-8930

Texto e fotos: Assessoria

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.