Pesquisar
Close this search box.

Índice de infestação do Aedes aegypti volta a cair em Tupã

Os números de casos de dengue no município continuam apresentando quedas consideráveis, o que sinaliza uma estagnação na epidemia da dengue e confirma a eficácia das novas ações de enfrentamento realizadas pela prefeitura de Tupã.

            Entre os dias 5 e 8 de agosto, foi realizada a terceira Avaliação de Densidade Larvária (ADL). Segundo o chefe do Setor de Endemias, Marco Antônio Barros, o resultado revelou que a cidade está progredindo no combate à dengue.

             “Tupã apresentou 0,6 na ADL, sendo o menor índice dos últimos 12 meses! O resultado enquadra o município como aceitável na escala de 0 a 1,0 estabelecida pelo Ministério da Saúde”, informou.

            Marco explicou que a ADL corresponde à quantidade de imóveis encontrados com larvas do mosquito Aedes aegypti. “Durante a avaliação os agentes visitaram cerca de 1.150 residências e encontraram apenas sete focos. Considerando que na primeira avaliação realizada em fevereiro o índice estava em torno de 2,0, e na segunda efetuada em maio o número contabilizou 0,8, o município está avançando no quesito de eliminação de criadouros e possíveis focos do mosquito da dengue”, enfatizou.

            Ele também explicou que o objetivo da avalição é mensurar o nível de infestação para adotar novas medidas de eliminação de focos. “O resultado obtido permite avaliar as atividades que foram executadas no município e acompanhar os níveis de infestação ao longo do tempo. Desse modo, a avaliação permite que os agentes identifiquem quais serão os próximos passos no combate à dengue”, completou.

            O chefe do Setor de Endemias acrescentou ainda que a queda expressiva dos casos de dengue no município é resultado da nova dinâmica de combate à dengue adotada pela prefeitura.

“Além da diminuição do ADL, os casos de dengue no município seguem reduzindo. No mês de julho foram registrados apenas 81 casos. Foi necessário um esforço imenso para enfrentar o cenário que encontramos, mas felizmente estamos vencendo a epidemia de dengue e vamos nos manter vigilantes para que no próximo ano, o município esteja livre da doença”, destacou.

Texto: Assessoria de Imprensa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.