
Levantamento do Instituo Imazon coloca município entre as 100 cidades com maior qualidade de vida do Brasil
Um ranking elaborado pelo Instituto Imazon elegeu as cidades brasileiras onde se tem a melhor e a pior qualidade de vida. O levantamento foi divulgado nesta semana e coloca Tupã entre os 100 municípios brasileiros (98ª posição entre 5570 cidades) com melhor qualidade de vida.
O índice é composto por 57 indicadores, separados em três grupos principais:
- “Necessidades Humanas Básicas”, que avalia se o brasileiro tem acesso a comida, saúde, moradia, segurança;
- “Fundamentos do Bem-Estar”, que estuda o acesso à educação fundamental, vida saudável, contato com a natureza; e
- “Oportunidades”, que analisa os dados a respeito de direitos individuais e acesso ao ensino superior.
Para calcular o IPS, que mede e classifica a qualidade de vida nos 5.570 municípios brasileiros, o levantamento cruzou esses indicadores.
Tupã obteve graduação “Relativamente Forte”, a mais alta, em quesitos que levam em conta a baixa mortalidade infantil e em indicadores que avaliam a qualidade da educação oferecida na cidade, como o acesso ao conhecimento básico, a baixa distorção entre idade e série no ensino médio, a baixa evasão escolar e a nota no Enem, por exemplo.
No eixo que avalia as oportunidades, o município também é considerado “Relativamente Forte” na avaliação dos Direitos Individuais, com destaque para o fato de que a cidade estabelece e coloca em prática ações para defender os direitos das minorias e promove acesso à cultura, ao lazer e ao esporte.
Tupã também foi muito bem avaliado com relação aos direitos individuais, às liberdades individuais e de escolha, com uma baixa taxa de congestionamento de processos.
Esta avaliação mostra que na cidade, há um respeito pelo modo de pensar e ser das pessoas e um comportamento mais democrático da sociedade, além de agilidade na Justiça.
































