Dezembro terá superlua e duas chuvas de meteoros; veja quando observar os fenômenos

O mês de dezembro reserva um espetáculo astronômico especial para quem gosta de observar o céu. Serão dois picos de chuvas de meteoros e a última superlua do ano, que acontece hoje, quinta-feira (4).

Além disso, o período será marcado por diversas conjunções, alinhamentos aparentes entre astros visíveis a olho nu.

As informações fazem parte do guia de efemérides astronômicas do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que destaca os principais fenômenos celestes previstos para o mês.

A superlua inaugura a primeira semana de dezembro. O fenômeno ocorre quando a Lua Cheia está em seu ponto mais próximo da Terra, fazendo com que pareça maior e mais brilhante no céu noturno.

Na mesma madrugada, também será possível observar uma conjunção entre a Lua e o aglomerado estelar Plêiades, visível na direção noroeste.

O primeiro pico de chuva de meteoros, das Pupidas–Velidas, está previsto para domingo (7), por volta das 21h. No amanhecer do mesmo dia, outra conjunção poderá ser vista, desta vez entre a Lua e Júpiter.

A segunda chuva de meteoros, das Geminidas, ocorrerá no dia 14, com melhor observação a partir das 22h. Considerada uma das mais intensas do ano, costuma proporcionar grande quantidade de “estrelas cadentes”, especialmente em locais mais escuros e afastados de luz artificial.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Foto de Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.