Tupã oficializou nesta segunda-feira (1º), durante coletiva de imprensa na UniFadap, a implantação da Zona Azul no centro da cidade, um sistema de estacionamento rotativo que tem como objetivo ampliar a rotatividade das vagas e facilitar o acesso ao comércio local.
A novidade representa uma mudança importante na organização do trânsito da região central, tradicionalmente marcada pela dificuldade dos motoristas em encontrar vagas.
O sistema será totalmente digital, operado por meio de um aplicativo eletrônico que permitirá a compra de créditos e o controle em tempo real das vagas ocupadas.
A tecnologia promete agilizar o processo de estacionamento, reduzir o tempo gasto na busca por vagas e coibir irregularidades, garantindo mais segurança e economia para motoristas e comerciantes.
Tatiane Evaristo, presidente da Associação Comercial e Industrial de Tupã (ACIT), destacou que a falta de vagas influencia diretamente nas vendas do comércio local. “A Zona Azul vem para facilitar as compras e o dia a dia no centro da cidade, promovendo rotatividade e organização do trânsito, foram feitos estudos e baseado em números a ACIT é 100% a favor” afirmou.
Lideranças locais, como Milton Zamora, do Sincomércio e Celso Bozza, do Sincomerciários, manifestaram apoio à iniciativa, ressaltando os benefícios tanto para lojistas e funcionários, quanto para clientes.
O comandante da Polícia Militar em Tupã, André Vander, reforçou que a iniciativa contribui inclusive para a segurança viária. “Menos tempo com o veículo circulando em busca de estacionamento significa menos chance de acidentes”, explicou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Beto Saito, destacou que o projeto atende a uma antiga demanda do comércio local, enquanto o presidente da Câmara Municipal, Marcos Gasparetto, reconheceu os desafios da implantação e garantiu empenho para o funcionamento eficaz do sistema.

O Prefeito Renan Pontelli agradeceu o apoio das lideranças e da comunidade, ressaltando que a medida representa um avanço importante para a mobilidade urbana em Tupã. Na mesma ocasião, anunciou o evento Natal de Luz, que este ano ocorrerá na Avenida Tamoios, para aproximar visitantes do centro comercial.
Zona Azul
A Zona Azul funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h. Os valores e regras de uso serão divulgados amplamente antes do início da operação, previsto para daqui a 90 dias.
Com essa iniciativa, Tupã aposta em um modelo mais organizado e tecnológico para melhorar o trânsito na área central, beneficiando todos, consumidores e lojistas, e contribuindo para o comércio Tupãense.