
A Escola Índia Vanuíre dará um importante passo na sua gestão a partir do dia 8 de setembro: passará a integrar o programa de escolas cívico-militares do Estado de São Paulo. Nesta mudança, três policiais militares da reserva atuarão na instituição para reforçar a disciplina, enquanto o corpo docente seguirá responsável pela parte didática, sem alterações.
O processo para a incorporação dos policiais militares está em fase final. As entrevistas com os candidatos já foram realizadas, dando sequência ao cronograma autorizado recentemente pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Uma decisão judicial derrubou a suspensão que havia temporariamente bloqueado a contratação dos monitores, permitindo a retomada do programa que prevê a presença de policiais militares em 100 unidades escolares estaduais.

O objetivo dessa iniciativa é aumentar a segurança e promover um ambiente disciplinado, contribuindo para a melhoria do clima escolar e, consequentemente, para o aprendizado dos alunos. Os policiais selecionados passarão por capacitação focada em segurança escolar, mediação de conflitos e cultura de paz, seguindo diretrizes da Secretaria da Educação do Estado.
A mudança na Escola Índia Vanuíre faz parte da estratégia do governo paulista para ampliar o modelo cívico-militar em escolas públicas, mesmo diante de críticas do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), que manifestou oposição à presença policial nas escolas. A Procuradoria Geral do Estado e a Secretaria da Educação de São Paulo defendem que o programa promove um ambiente mais seguro e disciplinado para estudantes e profissionais.
Com a entrada em vigor no próximo mês, a Escola Índia Vanuíre será um dos primeiros colégios da região a adotar esse modelo, que mantém seu corpo docente e projetos pedagógicos intactos, mas incorpora os monitores policiais para reforçar a ordem e o respeito no ambiente escolar.