
O Laboratório Municipal colocou em funcionamento na manhã de quarta-feira (23) um equipamento conhecido como Idone, de origem italiana, que vai tornar muito mais ágil a emissão de resultados dos exames realizados.
“Esta máquina libera o resultado em pouco mais de um minuto, quando, pelo método tradicional, eram necessárias 72 horas”, destacou o subsecretário de análises clínicas, Edi Carlos Iacida.

O equipamento utiliza um sistema automatizado de microbiologia que realiza identificação bacteriana e testes de sensibilidade a antimicrobianos (TSA) de forma rápida, padronizada e precisa.
“Ele traz mais agilidade no diagnóstico, reduzindo o tempo de resposta e contribuindo diretamente para a melhor condução do tratamento do paciente”, acrescentou o especialista.

Segundo ele, antes do novo equipamento entrar em funcionamento a análise de colônias microbiológicas era feita visualmente. Já o aparelho recém adquirido utiliza raios infravermelhos para fazer a espectromicroscopia.
“Além de mais ágil, esse processo é muito mais preciso, com 95% de sensibilidade”, acrescentou Iacida.

O Laboratório Municipal realiza, em média 40 mil exames por mês e é parte importante do sistema de saúde pública no município.
Por isso, a Prefeitura faz constantes investimentos, tanto em novos equipamentos quando na qualificação do pessoal que atua naquela unidade.