
Campanha realizada pela Secretaria de Agricultura busca incentivar agricultores a seguir normativas federais
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento deu início à campanha “Tupã Rastreável”, iniciativa voltada à rastreabilidade de hortaliças produzidas no município.
O trabalho permite identificar todas as etapas percorridas pelo alimento, da produção ao consumidor final. Isso, de acordo com a pasta, garante maior segurança alimentar, já que permite o monitoramento de resíduos e transparência entre produtores, comerciantes e consumidores.
Os produtos hortícolas comercializados devem conter identificação do produtor, data de colheita e um código rastreável, como QR Code, etiqueta ou código de barras.
A ação orienta e conscientiza os produtores rurais sobre a importância de seguir as normas estabelecidas pela Instrução Normativa Conjunta nº 02/2018 emitida pela Anvisa e Ministério da Agricultura, que trata da rastreabilidade de produtos vegetais frescos destinados à alimentação humana.
A campanha conta com parceria e apoio técnico da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e inclui visitas às propriedades rurais, nas quais são realizadas orientações sobre boas práticas agrícolas, rastreabilidade e rotulagem adequada dos produtos.
“Nosso objetivo é garantir mais qualidade e segurança aos alimentos que chegam à mesa dos consumidores, além de valorizar o produtor local que atua com responsabilidade e dentro das normas legais”, destacou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Anderson Luiz.
Segundo ele, a adoção da rastreabilidade traz benefícios para toda a cadeia produtiva. Para os consumidores, significa mais segurança e confiança na origem dos alimentos. Para os produtores, representa valorização do produto, acesso a novos mercados e melhoria na gestão da produção.



Desenvolvimento Sustentável
A campanha “Tupã Rastreável” também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente o ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável, ao promover a produção de alimentos seguros e saudáveis, e o ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis, ao incentivar práticas agrícolas sustentáveis e a rastreabilidade dos alimentos ao longo da cadeia produtiva.
A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Tupã com a saúde pública, o fortalecimento da agricultura familiar e o incentivo à comercialização consciente e responsável dos alimentos.