Festa do Ovo 2025 é cancelada em Bastos por risco sanitário; público já criticava grade de shows

A tradicional Festa do Ovo, que aconteceria entre os dias 26 e 31 de agosto em Bastos, foi oficialmente cancelada. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (16) pelo prefeito Kleber Lopes, com apoio do Sindicato Rural de Bastos, que divulgou nota oficial detalhando os motivos da decisão.

A justificativa para o cancelamento está relacionada à ameaça da Influenza Aviária, o que acendeu o alerta sanitário na cidade, considerada a Capital do Ovo. Para evitar riscos à avicultura, setor essencial para a economia local e nacional , todas as atividades da programação foram suspensas, incluindo a Jornada Técnica – Conferência da Capital do Ovo, o Concurso Estadual de Qualidade de Ovos de São Paulo e o evento Empodera – Mulheres do Agro.

“Reafirmamos nosso compromisso em adotar medidas preventivas para proteger a avicultura”, destacou a presidente do Sindicato Rural, Cristina Nagano, na nota divulgada à imprensa. O sindicato também informou que irá entrar em contato com patrocinadores, inclusive os que já haviam feito investimentos, para tratar do assunto de forma responsável, incluindo eventuais reembolsos.

Apesar da justificativa sanitária, o cancelamento ocorre em meio a críticas do público quanto à grade de shows anunciada anteriormente. Nas redes sociais, internautas demonstraram insatisfação com a seleção de artistas, alegando falta de atrações de maior expressão nacional.

Com mais de 60 edições realizadas, a Festa do Ovo é reconhecida como um dos principais eventos do agronegócio paulista, reunindo feira técnica, exposição agropecuária, atrações culturais e grandes shows.

Estado de São Paulo

O estado de São Paulo confirmou o primeiro caso de gripe aviária em uma criação particular, localizada próxima a Parelheiros, na Grande São Paulo.

O caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) foi confirmado na última sexta-feira (11/7), de acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA). A pasta afirma que todas as medidas sanitárias foram tomadas pelas autoridades competentes, que não há risco à população e que o consumo de carne de aves e ovos permanece seguro.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Foto de Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.