
Criado do zero em janeiro deste ano, o grupo de corrida Bora com Elas vem transformando a rotina de dezenas de mulheres em Bastos. A idealizadora, Ana Maria (professora), começou com apenas oito participantes, guiada por um propósito simples: incentivar outras mulheres a iniciarem nos treinos de corrida de forma leve, acolhedora e acessível.
“Eu percebi que minhas próprias corridas acabavam inspirando outras pessoas. E, em mim, elas sempre despertaram uma sensação de bem-estar e desafio constante”, conta Ana. Com esse sentimento, ela decidiu formar o grupo e acompanhar de perto cada uma das participantes.
Hoje, o Bora com Elas conta com cerca de 50 mulheres, que treinam juntas três vezes por semana aos domingos pela manhã e em dois dias à noite durante a semana. A evolução tem sido coletiva e respeita o ritmo individual de cada uma. “Começamos com 40 minutos de caminhada e apenas 30 segundos de corrida. Fomos aumentando esse tempo aos poucos e hoje já temos mulheres correndo 25 minutos direto. Outras estão iniciando agora, correndo 2 minutos e andando 3. Tudo no tempo de cada uma, sem pressão”, destaca Ana.


















O acolhimento é um diferencial do grupo. Mulheres que já atingiram tempos maiores de corrida fazem questão de retornar e acompanhar quem está nos primeiros passos, garantindo que ninguém fique para trás. “A ideia é irmos sempre juntas. Criamos subgrupos conforme o tempo de corrida: 1, 2 ou 3 minutos. E todas têm seu espaço.”
A meta do grupo agora é ousada: até agosto, Ana pretende que todas as que começaram em janeiro estejam prontas para completar os 5 km sem parar, justamente para participarem da tradicional corrida da Festa do Ovo.
Neste domingo (13), o grupo viveu um momento marcante: mais de 30 integrantes participaram de uma corrida em Rancharia. Várias delas subiram ao pódio em suas respectivas faixas etárias e o grupo ainda foi premiado como a 3ª maior equipe da prova.
Ana ressalta que o progresso vem com disciplina e constância, treinos de corrida três vezes por semana e fortalecimento muscular pelo menos duas vezes, seja em casa ou na academia. “Pra correr bem e sem lesão, o corpo precisa estar forte.”
Ela também compartilha com o grupo a experiência pessoal de uma relação realista com a corrida. “Amo correr? Nem sempre. Tenho vontade de treinar todos os dias? Também não. Mas foi na corrida que encontrei equilíbrio entre corpo e mente. A sensação de dever cumprido no final de um treino é impagável.”
Mesmo se considerando uma iniciante, Ana leva a sério a orientação profissional. “Não dou dicas sem fundamento. Tudo que compartilho é o que aprendi com quem realmente entende do assunto. Tênis no pé, corpo alongado, cabeça focada… e bora correr!”
Mais do que um grupo esportivo, o Bora com Elas tem se consolidado como um espaço de apoio, crescimento pessoal e fortalecimento feminino. “Estamos juntas num grupo de mulheres fortes e cada uma aqui tem potencial. O segredo? É começar. Só isso.”