
A Secretaria de Saúde intensificou as ações da campanha ‘Julho Amarelo’, com o objetivo de alertar a população sobre os riscos das hepatites virais e a necessidade de exames periódicos para detecção da doença, que pode causar danos graves ao fígado e trazer complicações à saúde.
Segundo a enfermeira Anaille Virgínia Genovez Michelotti Miranda, do Ambulatório de Moléstias Infecciosas, as hepatites virais são consideradas doenças silenciosas, muitas vezes sem sintomas aparentes. “Somente por meio dos testes é possível identificar a presença da hepatite”.
A escolha do mês de julho para a campanha está relacionada ao Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado neste período. Já o amarelo faz referência à icterícia, um dos principais sintomas da doença. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância da detecção precoce, fundamental para evitar complicações.
A testagem deve ser realizada por pessoas de todas as idades pelo menos uma vez ao ano, mesmo que alguns grupos apresentem maior exposição à doença.
Os exames estão disponíveis, sem necessidade de agendamento, nas seguintes unidades de saúde:
- Ambulatório de Moléstias Infecciosas (Rua Nhambiquaras, 432)
- UBS Dr. Walter Pimentel (Avenida Tapuias, 930)
- UBS Vila Formosa (Avenida Tancredo Neves, 200)
- USF Jardim Rubiácea (Rua Antônio Castilho, 887)
- USF Jardim Marabá (Rua Armando Sala, 545)
- USF Conjunto Habitacional Jamil Dualibi (Rua João de Deus Neto, 126)
Apesar de não ser obrigatório o agendamento, as equipes orientam que os interessados consultem previamente a disponibilidade dos testes antes de se dirigirem às unidades. Informações adicionais sobre o processo de testagem e dados sobre as hepatites podem ser obtidas no Ambulatório de Moléstias Infecciosas, pelo telefone (14) 3491-5640.