Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura realiza festa junina para Recanto do Idoso e Vila Dignidade 

Idosos dos conjuntos habitacionais participaram de todo planejamento do evento

Uma festa junina embalou a manhã dos idosos dos dois conjuntos habitacionais para pessoas da terceira idade administrados pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. A Vila Dignidade recebeu na quarta-feira (23) os moradores do Recanto do Idoso para celebrarem juntos o São João, comemorado no dia 24 de junho.

Os idosos participaram dos preparativos, desde a escolha das comidas típicas, até a organização dos enfeites temáticos. A assistente social da Vila Dignidade e do Recanto do Idoso, Adriana Silva Guedes, ressalta que os desejos de cada morador são ouvidos e respeitados, suprindo as necessidades individuais, mas principalmente promovendo a união entre eles.

“O objetivo é trabalhar a questão dos vínculos comunitários, porque muitos tem os vínculos familiares fragilizados. Para eles, esse evento é essencial para a autoestima e bem-estar, pois, muitos se sentem abandonados pela família e pela sociedade. Ter as autoridades aqui faz com que eles se sintam pertencentes à cidade”, declarou.

Cerca de 20 idosos participaram da confraternização. Ao todo, 40 idosos residem nos conjuntos habitacionais, mas por terem autonomia plena, alguns optaram por não participar, ou tiveram compromissos médicos e até de trabalho. 

O prefeito Caio Aoqui elogiou o cuidado demonstrado na preparação da festa junina, pela receptividade e carinho. “Foi uma alegria poder participar dessa retomada das atividades da Vila Dignidade e do Recanto do Idoso. O Instituto da Longevidade aponta Tupã como a sexta melhor cidade com até 100 mil habitantes para envelhecer bem, isso só acontece porque sabemos que precisamos cuidar e amar essas pessoas que já fizeram e ainda tem tanto para fazer por nós”. 

O Ranking agregado coloca o município em quarto lugar em qualidade de vida para pessoas de 60 a 75 anos, e em sétimo para os maiores de 75 anos. Maria Cemia, de 71 anos, afirma ser muito feliz em sua casa na Vila Dignidade, e que o apoio mútuo torna a vizinhança bastante unida.

“A gente se reúne, brinca, trabalha, com muito amor e carinho. É gratificante. Somo uma comunidade, onde um ajuda ao outro, pra sermos felizes enquanto a gente tem tempo. Sou muito feliz por morar aqui, amo demais, principalmente a minha casinha”. 

Outro morador do conjunto, Zigfried Nikolay, agradeceu a presença do prefeito Caio Aoqui; da secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, dra. Telma Tulim; da subsecretaria da pasta, Patrícia Fernandes; da chefe de setor de Creas, Jaqueline Vieira; da representante do Conselho municipal do Idoso, Tereza Vicente; da chefe e setor de Gestão de Semas, Sonia Paulino; e da assistente social, Adriana Guedes. “Nós temos em Tupã muita gente humana que se interessa por nós, não temos palavras para agradecer”. 

Para a secretária dra. Telma Tulim, a experiência dos idosos faz deles exemplos de vida. “Após tanto tempo sem festas juninas, ver a alegria deles é inspiração para nós, pela vitalidade para superar os problemas”.

O vereador Lucas Hatano afirma ser motivo de muita satisfação para o município e para o poder público ver os idosos ativos, trabalhando e mobilizados para viver intensamente. “A política é passageira, mas as experiências vividas são para a vida inteira. Minha missão, minha vontade, é fazer com que nosso trabalho também fique pra quando não estivermos mais aqui. Viver esse momento com eles é uma experiência gratificante, que vou levar para sempre”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.