Pesquisar
Close this search box.

Rede Municipal de ensino realiza projeto educativo com ações de combate à dengue

Ações de conscientização e sensibilização sobre a importância do cuidado, prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti integra também as atividades das escolas da rede municipal de ensino em Tupã.

Os professores participaram de formações técnicas em parceria com a Secretaria de Saúde para que elaborassem atividades didáticas com os estudantes, a fim de promover atitudes efetivas para controle da dengue.

Conforme o secretário de Educação, Cultura e Esporte, professor Valdir Berti, a ação nas escolas inclui recursos de mídia, atividades, paródias e o registro da rotina de manutenção dos quintais, do entorno das casas e das escolas para eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungnya.

“Nosso objetivo central é desenvolver atitudes junto às nossas crianças e pais para controle total das três doenças. Culminando na elaboração de painéis, que demonstrem as atitudes e valores promovidos contra o mosquito da dengue”.

A Prefeitura de Tupã elaborou um panfleto formativo que permite ao estudante criar em casa uma rotina de limpeza e verificação dos ambientes. O material propõe incentivar as crianças a terem como hábito a eliminação de ambientes propícios à proliferação do inseto para, consequentemente, conscientizarem a família delas.

O prefeito Caio Aoqui as ações educativas são fundamentais na formação e mudança de comportamentos. “As crianças serão como ‘soldados’ na luta contra a dengue. O material apresenta um calendário e uma lista de verificação básica dos locais que mais acumulam água, como vasos de plantas, calhas, pneus e vasilhas destampadas. Cada escola tem autonomia para planejar campanhas com seus alunos, no futuro, muitas dessas crianças ainda se lembrarão de cada uma dessas medidas de prevenção”.

Alunos recebem checklist para que a família crie uma rotina de eliminação de criadouros

A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Entomologias e Endemias, recomenda que a população dedique 10 minutos por semana para verificação dos quintais. O responsável pelo setor, Marco Antonio de Barros, afirma que a ação mais eficiente no combate à dengue é evitar o nascimento do mosquito da dengue.

“Os ovos eclodem em até 3 dias, quando estão em contato com a água. E a proliferação do aedes aegypti é muito rápida. Em apenas 45 dias, um mosquito pode contaminar até 300 pessoas. Por isso, precisamos eliminar água parada e lavar os recipientes com água e sabão”, finalizou.

A distribuição dos panfletos com o “checklist contra a dengue” foi feita de 17 a 19 de maio nas Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Tupã.

dengue.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.