Como funciona o registro de Software?

Segundo a definição do dicionário Aurélio, Software é um “conjunto de elementos que, num computador, compõe o sistema de processamento de dados“.  Com o rápido avanço tecnológico, o Software se tornou fundamental para a população mundial, pois é por meio dele que os computadores e aplicativos levam a tecnologia e informação. Para proteger essas criações intelectuais é preciso registrar.

O mercado tecnológico e o empreendedorismo nesta área vêm crescendo de maneira rápida, entretanto, muitos profissionais acabam perdendo detalhes pelo caminho, pois tem grandes ideias, mas não as protegem. Por isso, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) garante que os direitos autorais da criação por meio do registro. O processo da mesma forma que filmes, livros e demais obras.

O principal objetivo do registro de um Software éproteger a criação intelectual e impedir que outros copiem ou utilizem uma ideia sem a autorização do seu criador. Como todos sabemos, inventar algo diferente e único não é fácil, isso exige pesquisa, conhecimento e tempo, por isso, é necessário proteger todo o trabalho que envolve este processo para que, por apenas um descuido, tudo não vá por água abaixo.

O registro de um Software tem a duração de 50 anos. Além de proteger contra plágios, outra vantagem de ter uma criação tecnológica registrada é mostrar o trabalho sério desenvolvido pelo inventor e, assim, atrair mais investidores.

*Para maiores esclarecimentos, caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a Padma Marcas e Patentes. Clique aqui e converse com um dos nossos agentes.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Verena Raymundo

Verena Raymundo

Jornalista de formação e viajante por paixão. Para você que gosta de conhecer novas culturas e lugares diferentes, essa é a coluna certa. Vou compartilhar dicas de destinos que possam agregar diversão e conhecimento. Vamos embarcar nesta viagem? Vem comigo!

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial. Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.