Pesquisar
Close this search box.

Erros comuns ao registrar uma marca

Para poupar custos, muitas pessoas optam por realizar o registro de marcas sozinhas. Entretanto, a economia de início pode se tornar um problema futuro, arriscando a perda do negócio. Desta forma, entenda porque é importante o acompanhamento e a assessoria de um profissional especializado no assunto.

O registro de marca é algo complexo para leigos, pois exige muita atenção e conhecimento técnico. É possível encontrar diversos erros em um processo realizado sem a consultoria de agentes da área. E quais seriam esses erros?

O primeiro deles é se lançar no mundo do empreendedorismo, criar um nome, entrar com um pedido de marca e não realizar uma pesquisa prévia. Esse tipo de situação é muito comum, porque muitos não sabem interpretar as informações fornecidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e sofrem grandes prejuízos no futuro. Diversos empreendedores, após anos no mercado, recebem notificações do uso indevido de uma marca já utilizada anteriormente por terceiros. Isso é resultado da falha no momento da pesquisa.

Errar a classe no momento de registrar um pedido também pode ser um problema. O INPI permite que “nomes iguais” sejam registrados, desde que eles sejam de segmentos diferentes. Por isso, inscrever-se em classe errada, não garante a proteção da marca.

Neste processo de registro, os empreendedores precisam ficar atentos com a documentação exigida, além do logotipo. Caso falhe neste momento, pode ser que tenham mais gastos e sofram atrasos por não enviarem os documentos que comprovam o exercício da atividade.

A oficialização de um registro leva em média seis meses no Brasil e muitos perdem prazos por não acompanharem o processo durante o período. E o que isso significa? Iniciar tudo do zero. Por isso, a importância de um agente especializado que se dedica em tempo integral ao registro da marca e compreende a linguagem específica.

Esses e outros erros são comuns e impedem que muitas pessoas conquistem o registro da sua marca ou fazem com elas percam os direitos do nome do seu negócio.

*Para maiores esclarecimentos, caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a Padma Marcas e Patentes. Clique aqui e converse com um dos nossos agentes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Verena Raymundo

Verena Raymundo

Jornalista de formação e viajante por paixão. Para você que gosta de conhecer novas culturas e lugares diferentes, essa é a coluna certa. Vou compartilhar dicas de destinos que possam agregar diversão e conhecimento. Vamos embarcar nesta viagem? Vem comigo!

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.