Erros comuns ao registrar uma marca

Para poupar custos, muitas pessoas optam por realizar o registro de marcas sozinhas. Entretanto, a economia de início pode se tornar um problema futuro, arriscando a perda do negócio. Desta forma, entenda porque é importante o acompanhamento e a assessoria de um profissional especializado no assunto.

O registro de marca é algo complexo para leigos, pois exige muita atenção e conhecimento técnico. É possível encontrar diversos erros em um processo realizado sem a consultoria de agentes da área. E quais seriam esses erros?

O primeiro deles é se lançar no mundo do empreendedorismo, criar um nome, entrar com um pedido de marca e não realizar uma pesquisa prévia. Esse tipo de situação é muito comum, porque muitos não sabem interpretar as informações fornecidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e sofrem grandes prejuízos no futuro. Diversos empreendedores, após anos no mercado, recebem notificações do uso indevido de uma marca já utilizada anteriormente por terceiros. Isso é resultado da falha no momento da pesquisa.

Errar a classe no momento de registrar um pedido também pode ser um problema. O INPI permite que “nomes iguais” sejam registrados, desde que eles sejam de segmentos diferentes. Por isso, inscrever-se em classe errada, não garante a proteção da marca.

Neste processo de registro, os empreendedores precisam ficar atentos com a documentação exigida, além do logotipo. Caso falhe neste momento, pode ser que tenham mais gastos e sofram atrasos por não enviarem os documentos que comprovam o exercício da atividade.

A oficialização de um registro leva em média seis meses no Brasil e muitos perdem prazos por não acompanharem o processo durante o período. E o que isso significa? Iniciar tudo do zero. Por isso, a importância de um agente especializado que se dedica em tempo integral ao registro da marca e compreende a linguagem específica.

Esses e outros erros são comuns e impedem que muitas pessoas conquistem o registro da sua marca ou fazem com elas percam os direitos do nome do seu negócio.

*Para maiores esclarecimentos, caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a Padma Marcas e Patentes. Clique aqui e converse com um dos nossos agentes.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Verena Raymundo

Verena Raymundo

Jornalista de formação e viajante por paixão. Para você que gosta de conhecer novas culturas e lugares diferentes, essa é a coluna certa. Vou compartilhar dicas de destinos que possam agregar diversão e conhecimento. Vamos embarcar nesta viagem? Vem comigo!

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial. Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.