Pessoas com comorbidades serão vacinadas sábado e na próxima segunda-feira

Adesão ao cadastro no Vacina dá mais agilidade à fila do drive-thru

A Prefeitura de Tupã programou mais uma etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19. No sábado (15) e na segunda-feira (17) a imunização será destinada às pessoas na faixa etária definida que sejam portadoras de doenças crônicas ou cardiovasculares comprovadas por um médico.

De acordo com a diretora de Departamento de Vigilância em Saúde, para ser contemplado nesta fase, as comorbidades precisam corresponder aos critérios do informe técnico do Governo do Estado de São Paulo, e a apresentação do relatório médico é obrigatória.

“As comorbidades foram definidas pelo Ministério da Saúde. Para receber a primeira dose, deve-se apresentar o relatório médico que comprove a condição de risco, então a Prefeitura de Tupã disponibilizou um formulário para que médicos realizem a indicação de vacina da covid-19 no site oficial, basta acessar o link https://www.tupa.sp.gov.br/siteadd/IMPRENSA/FORMULARIO-COMORBIDADES-SMS.pdf”, explicou.

No sábado (15), poderão receber a primeira dose da vacina na tenda da FEPASA, das 8h às 16h, pessoas de 57 a 59 anos que possuam doenças cardiovasculares ou crônicas. Além do comprovante da condição de risco, todos deverão levar RG, e CPF.

Segunda-feira (17), haverá mais um drive-thru para este público-alvo. Mas desta vez, para pessoas de 55 e 56 anos com uma ou mais comorbidades previstas pelo PNI. O secretário de saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, destacou a importância do cadastro no site vacinaja.sp.gov.br e da apresentação do relatório ou do formulário do município.

“Esta parcela da população recebe acompanhamento médico frequente, por isso, a estimativa de pessoas imunizadas é alta. Quanto mais pessoas se cadastrarem no Vacina Já, mais rápida será a fila até receber a dose, e quantos mais apresentarem o formulário, melhor”, destacou.

A relação de comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde prevê entre as doenças cardiovasculares:  Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênitas no adulto; Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial resistente (HAR); Hipertensão arterial – estágio 3; Hipertensão arterial – estágios 1 e 2; com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade; Doença Cerebrovascular; Doença renal crônica; Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves); Imunossuprimidos (transplantados, doenças reumáticas em uso de corticoides, pessoas com câncer); Obesidade mórbida; e Cirrose hepática.

Do grupo de Imunossuprimidos, apenas as pessoas vivendo com HIV, de 55 a 59 anos, serão atendidas nesta sexta-feira (14), no Ambulatório de Moléstias Infecciosas.

Formulário para médicos atestarem comorbidades

Portadores de comorbidades devem apresentar laudo da patologia para receber vacina

Todas as pessoas portadoras de doenças crônicas e cardiovasculares aptas a participar da atual etapa de vacinação da campanha contra a covid-19 devem apresentar um relatório médico que ateste a patologia. Um formulário com a relação de comorbidades preestabelecidas pelo Ministério da Saúde está disponível no site da Prefeitura de Tupã.

É possível acessar o documento clicando no link do banner que apresenta o cronograma de vacinações, na capa do site tupa.sp.gov.br. “É um check-list com as comorbidades prioritárias desta primeira etapa da campanha e que serão contemplados com a primeira dose da vacina”, explicou a diretora de departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha.

O relatório é obrigatório e, no momento da vacinação, a comorbidade será informada no cadastro da pessoa vacinada, assim como o CRM do médico que atestou a doença. Para participar desta etapa da campanha, também é possível antecipar o lançamento dos dados gerais no https://vacinaja.sp.gov.br/.

A Secretaria de Saúde ressalta ser indispensável comparecer ao local da vacinação no dia e horário marcados, com o relatório médico, RG e CPF em mão. As vacinas foram distribuídas conforme a estimativa de pessoas pertencentes à faixa etária, aqueles que comparecerem fora da data não serão vacinados.

Cronograma

Hoje (14), os portadores do HIV de 55 a 59 anos serão atendidos no Ambulatório Municipal de Moléstias Infecciosas, e os transplantados de rim, coração, pulmão e fígado, de 55 a 59 anos, poderão receber a primeira dose, das 8h às 16h, no drive-thru da FEPASA.

Na próxima segunda-feira (17), a vacinação contemplará portadores de doenças crônicas ou cardiovasculares de 55 e 56 anos. Terça-feira (18), os portadores de HIV de 50 a 54 anos receberão a primeira dose da Oxford/AstraZeneca, na sede do Ambulatório de Moléstias infecciosas.

Pessoas de 52, 53 e 54 anos que possuam uma ou mais comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde, e mediante relatório médico, serão imunizadas na quarta-feira (19), na tenda da FEPASA, das 8h às 16h.

Os doentes crônicos de 51 e 50 anos serão vacinados no drive-thru quinta-feira (20), e os portadores de doenças permanentes de 50 a 54 anos e que recebam Benefício de Prestação Continuada serão imunizados sexta (21).

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial. Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.