Pesquisar
Close this search box.

Pessoas com comorbidades serão vacinadas sábado e na próxima segunda-feira

Adesão ao cadastro no Vacina dá mais agilidade à fila do drive-thru

A Prefeitura de Tupã programou mais uma etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19. No sábado (15) e na segunda-feira (17) a imunização será destinada às pessoas na faixa etária definida que sejam portadoras de doenças crônicas ou cardiovasculares comprovadas por um médico.

De acordo com a diretora de Departamento de Vigilância em Saúde, para ser contemplado nesta fase, as comorbidades precisam corresponder aos critérios do informe técnico do Governo do Estado de São Paulo, e a apresentação do relatório médico é obrigatória.

“As comorbidades foram definidas pelo Ministério da Saúde. Para receber a primeira dose, deve-se apresentar o relatório médico que comprove a condição de risco, então a Prefeitura de Tupã disponibilizou um formulário para que médicos realizem a indicação de vacina da covid-19 no site oficial, basta acessar o link https://www.tupa.sp.gov.br/siteadd/IMPRENSA/FORMULARIO-COMORBIDADES-SMS.pdf”, explicou.

No sábado (15), poderão receber a primeira dose da vacina na tenda da FEPASA, das 8h às 16h, pessoas de 57 a 59 anos que possuam doenças cardiovasculares ou crônicas. Além do comprovante da condição de risco, todos deverão levar RG, e CPF.

Segunda-feira (17), haverá mais um drive-thru para este público-alvo. Mas desta vez, para pessoas de 55 e 56 anos com uma ou mais comorbidades previstas pelo PNI. O secretário de saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, destacou a importância do cadastro no site vacinaja.sp.gov.br e da apresentação do relatório ou do formulário do município.

“Esta parcela da população recebe acompanhamento médico frequente, por isso, a estimativa de pessoas imunizadas é alta. Quanto mais pessoas se cadastrarem no Vacina Já, mais rápida será a fila até receber a dose, e quantos mais apresentarem o formulário, melhor”, destacou.

A relação de comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde prevê entre as doenças cardiovasculares:  Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênitas no adulto; Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial resistente (HAR); Hipertensão arterial – estágio 3; Hipertensão arterial – estágios 1 e 2; com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade; Doença Cerebrovascular; Doença renal crônica; Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves); Imunossuprimidos (transplantados, doenças reumáticas em uso de corticoides, pessoas com câncer); Obesidade mórbida; e Cirrose hepática.

Do grupo de Imunossuprimidos, apenas as pessoas vivendo com HIV, de 55 a 59 anos, serão atendidas nesta sexta-feira (14), no Ambulatório de Moléstias Infecciosas.

Formulário para médicos atestarem comorbidades

Portadores de comorbidades devem apresentar laudo da patologia para receber vacina

Todas as pessoas portadoras de doenças crônicas e cardiovasculares aptas a participar da atual etapa de vacinação da campanha contra a covid-19 devem apresentar um relatório médico que ateste a patologia. Um formulário com a relação de comorbidades preestabelecidas pelo Ministério da Saúde está disponível no site da Prefeitura de Tupã.

É possível acessar o documento clicando no link do banner que apresenta o cronograma de vacinações, na capa do site tupa.sp.gov.br. “É um check-list com as comorbidades prioritárias desta primeira etapa da campanha e que serão contemplados com a primeira dose da vacina”, explicou a diretora de departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha.

O relatório é obrigatório e, no momento da vacinação, a comorbidade será informada no cadastro da pessoa vacinada, assim como o CRM do médico que atestou a doença. Para participar desta etapa da campanha, também é possível antecipar o lançamento dos dados gerais no https://vacinaja.sp.gov.br/.

A Secretaria de Saúde ressalta ser indispensável comparecer ao local da vacinação no dia e horário marcados, com o relatório médico, RG e CPF em mão. As vacinas foram distribuídas conforme a estimativa de pessoas pertencentes à faixa etária, aqueles que comparecerem fora da data não serão vacinados.

Cronograma

Hoje (14), os portadores do HIV de 55 a 59 anos serão atendidos no Ambulatório Municipal de Moléstias Infecciosas, e os transplantados de rim, coração, pulmão e fígado, de 55 a 59 anos, poderão receber a primeira dose, das 8h às 16h, no drive-thru da FEPASA.

Na próxima segunda-feira (17), a vacinação contemplará portadores de doenças crônicas ou cardiovasculares de 55 e 56 anos. Terça-feira (18), os portadores de HIV de 50 a 54 anos receberão a primeira dose da Oxford/AstraZeneca, na sede do Ambulatório de Moléstias infecciosas.

Pessoas de 52, 53 e 54 anos que possuam uma ou mais comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde, e mediante relatório médico, serão imunizadas na quarta-feira (19), na tenda da FEPASA, das 8h às 16h.

Os doentes crônicos de 51 e 50 anos serão vacinados no drive-thru quinta-feira (20), e os portadores de doenças permanentes de 50 a 54 anos e que recebam Benefício de Prestação Continuada serão imunizados sexta (21).

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.