Entrevista com o Pré-candidato a prefeito de Tupã Professor Clauber

Eleições 2020

Jornalistas: Ailime Piva e Muryllo Simon

Clauber Cláudio Gomes, popularmente conhecido como Professor Clauber, nasceu em 13/05/1946. Tupãense e casado atualmente com a advogada Luciana de Vasconcelos Ribeiro há 20 anos, tem dois filhos, frutos do seu primeiro casamento. É graduado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de São Carlos (SP), também em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Tupã.

Professor, normalista pelo Instituto de Educação Índia Vanuíre de Tupã, figura pública e voluntário em atividades de interesse público, tem um expressivo histórico na educação, uma de suas paixões. Na área educacional atuou durante mais de 40 anos em várias escolas da cidade e em faculdades. Atualmente é aposentado no sistema estadual de ensino. Ele acumula também experiências com a política como ex-vereador eleito pelo PTB em 2005, sendo o mais votado naquele ano e eleito Presidente da Câmara Municipal no biênio de 2007-2008.

Na entrevista para o portal, Prof. Clauber destaca a Educação como prioridade constante, a sua atuação enquanto agente político (ao construir sempre o bem para outro) e enfatiza a justiça como a forma mais pura de paz, preenchida com o poder da verdade.

Confira a entrevista

1 – O que te motiva sair como pré-candidato a prefeito em Tupã?

O motivo maior dessa essência da pré-candidatura para estar na gestão principal de mais de 65 mil habitantes vem dentro da gente, está dentro da minha alma. Eu sou um professor aposentado, estive mais de 49 anos dedicado a educação. Sou um político nato. Quando falo que sou um político nato é que sempre me coloquei em doação para o outro, a minha vida, na constituição familiar, ou seja, que nunca abandona o outro. E trago isso de onde? De todo o percurso da minha vida, e tudo isso implica na decisão de lançar o meu nome para uma comunidade inteira. Dentro dessa busca de querer, existe um sentimento de doação muito profundo que eu faço questão de expor. A minha motivação sempre foi de procurar fazer a justiça imperar, essa palavra justiça, ela é muito forte, a comunidade procura isso. A justiça é a forma mais pura de paz preenchida com o poder da verdade conhecendo o seu próprio valor e honrado o valor dos outros. Que coisa mais linda, quando você quer ser prefeito ou pré-candidato para fazer justiça. Quando você se propõe a ser útil a todos, você quer fazer todos felizes. Essa busca que eu faço na minha trajetória política. Porque dentro de um aspecto administrativo e político o prefeito tem amplas atribuições e a doação é um contexto que você adquire; lógico que você tem que procurar essa construção. E nós temos o livre arbítrio de praticar o bem ou mal e eu sempre procurei o bem. Agradeço a Deus por ter me dado essa capacidade de construir o bem para o outro. O prefeito é o principal depositário da confiança popular, tem prazo de validade e passa, mas a justiça e a democracia ficam. Além disso, já participei no legislativo e todos esses fatos que mostram a minha motivação.

2 – Quando e em que nível já esteve ou está dedicado a alguma ação de interesse público?

Quando Vereador e Presidente da Câmara Municipal eu vivenciei problemas com funcionários que trabalhavam na cozinha piloto, todos os políticos vivenciam problemas diariamente, só que eu tenho dentro de mim a busca da solução. E eu era na época membro do Conselho Municipal de Educação e comecei a me intrigar com reclamações, que foi constatado que era verídico, pois o espaço serviu até um determinado momento e ali a demanda já estava muito grande. Envolvia uma questão de interesse público e todo complexo alimentar de uma cidade, eu tinha que encontrar um caminho, e em reunião com o grupo na época, eu propus uma economia na máquina, e assim conseguimos economizar mais de um milhão de reais, e logo após conseguirmos aprovar na Câmara e no Executivo da época, a construção do novo prédio da cozinha piloto que utilizamos até hoje, que serve mais de onze mil refeições por dia, e é modelo dentro do sistema educacional para diversos locais no país, foi um passo importantíssimo para cidade. Ainda nesse tempo, fui mentor do projeto de construção de 40 casas populares, a custo zero, em parceria com a Caixa Econômica Federal, Pastoral da Moradia de Tupã e Prefeitura Municipal, através do Programa Carta de Crédito/FGTS fundo perdido. Esse projeto serviu de modelo para realização em todos os demais Municípios. Sempre atuando e preocupado com o trabalho social e com famílias sem moradias, ocupei o cargo de Diretor de Habitação da Estância Turística de Tupã; tive o prazer de organizar a implantação dos conjuntos habitacionais Jamil Dualib e Papa João Paulo II. Sou voluntário do Lar Santo Antônio de Tupã, voluntário da Pastoral da Moradia de Tupã, Membro Vicentino da Conferência Santo Antônio.

3 – Com a pandemia do novo coronavírus diversos serviços na área da saúde foram minimizados ou interrompidos, a exemplo, cirurgias eletivas. Como você vê a saúde pós-pandemia?

Nós sabemos que a nossa cidade tem excelentes profissionais, mas eu, assim como o contexto científico social, não temos ainda uma solução eficiente para o coronavírus, são muitos estudos acontecendo mundialmente, e nossa cidade como vai ficar? Eu digo que é preciso procurar, investigar e inovar muito na área da saúde, é preciso planejar algo exemplar, para que possamos caminhar com as famílias em suas reais necessidades, sabemos que este é o principal problema de todas as cidades na atualidade, além da paralisação que foi necessária, muitas pessoas estão com medo de tratar outras enfermidades e acabar contraindo o novo Covid-19. Vamos administrar com resolutividade com o munícipe, a preocupação com a saúde mental das crianças é enorme, não sabemos como a pandemia irá afetar no desenvolvimento delas, vamos ter ações para minimizar estes danos com certeza. Tupã tem uma Santa Casa eficiente e precisamos enfatizar o trabalho da diretoria do hospital, mas a administração pública precisa estar ligada diretamente na saúde da cidade, precisamos de soluções rápidas e imediatas para todas as pessoas necessitadas gratuitamente, precisamos de um sistema de unidade que envia a pessoa de volta para casa com os seus problemas resolvidos, precisamos dos profissionais nos locais certos e nas horas certas.

4 – Temos visto em Tupã um ativismo intenso em relação aos animais de rua. Qual a sua posição sobre o assunto, visto que envolve a temática saúde pública?

Eu tenho um carinho muito grande pelos animais e tenho um senso de eficiência dentro de mim, uma resolutividade muito grande em busca de soluções, atualmente temos pontos na cidade de ninho de gatos, por sorte temos em Tupã uma gama de pessoas que não permite que esses animais passem fome, mas se não começarmos com um sistema mais intenso de castração pública, uma lei municipal rígida em relação aos maus tratos dos seres vivos, não conseguiremos sanar isto. O animal é um poço de amor e carinho comprovado, inclusive já sendo receitado a convivência maior entre humanos e animais domésticos por médicos especialistas. Irei me reunir com os profissionais da área para trazermos a solução, para essa essência da vida. Tenho contato com pessoas de outros municípios que são exemplos no tema, porque temos condições de montar um sistema eficiente de acolhimento aos animais, de resolvermos este problema. Os ativistas não podem ficar com o ônus deste problema todo. Precisa-se de economia financeira e busca de recurso para tirar os animais da rua.

5 – Educação é uma preocupação recorrente e acreditamos que ela é capaz de profundas transformações. Hoje estamos vivendo grandes desafios nesta área, tanto na educação básica, universitária e técnica. Você pretende manter a educação como uma de suas prioridades nos planos futuros?

Dentro da política, a educação sempre será minha prioridade, quem não prioriza a educação, não pode se envolver em política. Eu vejo que a educação é tudo para o ser humano. Tupã é um município privilegiado, temos bons profissionais, um quadro físico excelente de escolas, temos uma educação básica para nossa comunidade. O município tem que ser um cristal, a peça mais lapidada possível no sistema educacional, e eu não vejo ensino de música em nossas escolas, incentivo científico, eu afirmo isso, porque eu já visualizei de perto o sistema. Se estamos vivendo uma era tecnológica, porque a minha escola não tem que ter um desenvolvimento tecnológico de ponta? As crianças de hoje são evoluidíssimas, e mesmo sem tecnologia dentro das escolas, elas são cobradas a descobrir esse universo, precisamos ser exemplo no nosso estado, Tupã tem que ser primeiro lugar na educação, a minha intenção é melhorar e investir mais, não só com a verba que vem da união, mas com a força da administração que o povo elegeu, precisamos dar solução para a população, como corte de Secretarias pra investir mais na área citada.

6 – Na atualidade, o cidadão tem maior facilidade ao fazer críticas, apontar sugestões e, infelizmente, disseminar fake news. O chefe do executivo é essencial no processo de comunicação. Você pretende estar disponível para responder e/ou esclarecer os fatos que envolvem o interesse público?

O que é importante nisso, é que todo mundo me conhece, eu não sou de me esconder, eu tenho que sair e explicar, e dizer para a população a verdade. E quem fala a verdade hoje, não merece castigo. Nós estamos vivendo na atualidade um constante uso das tecnologias de comunicação e informação. Se eu, como prefeito, não agir assim, eu vou estar encobrindo, jogando a sujeira para debaixo do tapete. Eu quero fazer essa projeção de informação, mas utilizando os portais, os meios que falam a verdade, de Fake News já estamos cheios. Tem gente que gosta de denegrir a imagem do outro com situações falsas. Para quem vive sempre com a disposição de fazer justiça deve ser amigo da verdade. Os portais de notícias são elementos importantes, e precisam trabalhar com ética e sempre pautados com a verdade.  E mesmo diante daqueles que não executam um trabalho pautado na verdade; eu preciso atender todos, eu sou um pacificador, quero fazer com que o lado que está falando mentira, por exemplo, entenda que ele não está ajudando a coletividade e ainda perde a credibilidade. Hoje temos até problemas com a questão de robôs na internet, nas mídias digitais, e isso é realmente um problema. Hoje todos estão cada dia mais envolvidos com as tecnologias, no espaço das mídias, tem voz e podem acompanhar de perto o trabalho do agente político.

7 – Quais os desafios, na sua opinião, das eleições 2020 diante do cenário atual?

Esses desafios eles têm um contexto de muitas respostas. Se for no foco do Tribunal Superior Eleitoral, no cenário atual, eu preservaria mais a vida, do que o cenário político, essa é minha visão. Mas, no contexto do TSE prorrogaram as eleições dando a ideia de que estão preocupados com o ser humano. E aqui podemos fazer um comparativo com a situação dos alunos; os alunos estão sem aula presencial, aí transferiram lá pra frente a volta. Mas estamos vendo, que ainda tem muita gente morrendo e se contaminando, e eu tenho relatos de amigos meus, é muito triste. Eu entendo que a eleição tem que existir, eu não sou contra, mas no meu entendimento para janeiro, por exemplo, seria mais ideal, a melhor opção. Existe um desafio de insegurança, muitas pessoas não vão querer sair de casa para votar, e precisamos ter essa consciência. Teremos o uso das mídias digitais com mais intensidade e outros recursos que poderão fazer chegar as nossas propostas, o nosso trabalho, as nossas ideias e visão política. Mas dentro desse cenário atual, por mais que o TSE divulgue tudo que já colocou sobre as recomendações e outras informações, existe uma preocupação.

Deixe sua mensagem para os Tupãenses

“Toda caminhada começa com o primeiro passo. Com atitude iniciamos uma vontade de servir, é preciso ter respeito para ouvir, entender e sentir, é preciso ter vontade para fazer o necessário, para cuidar de quem precisa e dar voz há quem não tinha. Construir um futuro melhor, cheio de esperança e de dias melhores é isso que Tupã precisa. Pense, reflita, vamos juntos construir a cidade que queremos. Seremos eu e você por Tupã, o importante é você. Obrigado!”

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.