Evite acidentes com escorpião. Limpeza é essencial ao combate

Apesar de toda a atenção estar voltada ao enfrentamento e combate do novo Coronavírus, a Prefeitura de Tupã alerta e orienta sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar o aparecimento de escorpiões nas residências e terrenos do município.

Segundo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), departamento responsável pelo combate ao escorpião na cidade, as principais medidas são: organizar o quintal e mantê-lo limpo, remover entulhos ou sobras de construção, e fechar frestas, colocando telas nos ralos e nas janelas.

Além de não deixar resíduos orgânicos expostos, já que atraem baratas, que é um dos principais alimentos dos escorpiões, outra recomendação é sacudir roupas e sapatos antes de usá-los. Para o responsável pelo CCZ, Robison Luis, a população deve se manter atenta e eliminar possíveis abrigos do animal.

“São medidas simples, mas, que fazem uma grande diferença no combate ao escorpião. É importante que a população elimine possíveis abrigos, além de se manter atenta e tomar os devidos cuidados caso se depare com o animal em sua residência”, comentou.

Robison explicou que, ao encontrar algum escorpião, o munícipe deve ligar no do CCZ, pelo telefone (14) 3404-2200, para que os servidores capturem o animal. “Caso a população encontre algum animal em sua residência, deve ligar imediatamente ao CCZ para realizarmos a captura”, informou.

Vale lembrar que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciou os trabalhos de combate aos escorpiões no ano passado, após a troca de Administração. O setor passou por uma reestruturação total, reforma do prédio, ampliação de equipes e capacitações para aprimorar os serviços.

Com isso, o CCZ vem se destacando mais a cada dia, ao ponto de ser reconhecido pelo Estado de São Paulo pelo trabalho realizado no município. Para continuar assim, o setor realiza reuniões frequentemente, onde são traçadas novas estratégias para ampliar o combate ao animal.

Atendimento de acidentes com escorpiões

A Santa Casa de Misericórdia de Tupã é o centro de referência em casos de acidentes com escorpião do tipo Tityus serrulatus. Portanto, ao invés de se dirigir às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Postos de Saúde da Família (PSFs), a população deve procurar o hospital imediatamente. O hospital possui o soro antiescorpiônico, que é a substância mais eficaz para o tratamento em caso de envenenamento causado pelo animal.

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.