Pesquisar
Close this search box.

Biblioteca Municipal conta com acervo para pessoa com deficiência visual

Interessados podem ler no local ou realizar empréstimos do material

A Biblioteca Pública Municipal Professor Tobias Rodrigues conta com um acervo 451 obras destinadas a pessoas com deficiências visuais, sendo composto por livros em Braille e audiolivros.

Os interessados podem ler no local ou realizar empréstimos mediante ao cadastro. A biblioteca se situa na avenida Tamoios, 1.685; e atende de segunda à sexta-feira das 7 às 17 horas.

Atualmente, o acervo em Braille conta com 240 exemplares, que são facilmente encontrados no saguão da biblioteca. Além destes, ainda há 211 obras em e-books/audiolivros, que podem ser encontradas em CDs expostos no final da sala de estudos.

De acordo com o bibliotecário Tarciso Vieira Mendes, as obras do acervo destinado a pessoas com deficiência visual seguem as mesmas regras de empréstimos dos demais exemplares, sendo necessário o cadastro.

“Para se tornar um usuário cadastrado da biblioteca e realizar o empréstimo das obras, basta comparecer ao local munido de documento com foto e comprovante de residência. Para cadastro de menores de 16 anos é exigida a presença do responsável legal. A partir deste cadastro, o usuário receberá uma carteirinha, que permitirá a realização de empréstimos”, informou.

A bibliotecária Valentina Terezinha Machado destacou que cada usuário cadastrado pode levar até três itens (entre livros, audiolivros ou DVDs) em empréstimos que podem durar até sete dias (DVDs podem ser emprestados por até três dias); e pode ser renovado se estiver dentro do prazo e se o material não estiver reservado à outra pessoa.

Ela ressalta que os empréstimos devem ser feitos com a apresentação da carteirinha.

“Os livros deste acervo ficam logo na entrada da biblioteca, facilitando o acesso e localização das obras. Este espaço foi criado em 2014, reunindo doações da população e da fundação ‘Dorina Nowil para Cegos’. Atualmente, o acervo é composto por obras de literatura clássica de escritores estrangeiros e nacionais”, disse.

O secretário municipal de Cultura, Duda Gimenez, salientou a importância de oferecer alternativas para o acesso democrático à cultura. Ele também destacou que a inclusão possibilita que pessoas com deficiências tenham oportunidades de contato com a cultura e arte.

“O acesso à cultura e às artes devem ser o mais democrático possível, pois estes elementos são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento da sociedade. Este acervo já tem mais de 5 anos e conta com centenas de exemplares que podem ser lidos, estudados e emprestados, fomentando a inclusão de pessoas com deficiência visual no acesso a obras clássicas de literatura”, apontou.

“Sabemos que a inclusão e a cultura é um dos pilares para o progresso da sociedade. A presença de livros destinados a deficientes visuais demonstra que nossa biblioteca apresenta recursos para os diversos públicos da nossa cidade. Convido a população para conhecer e usufruir dos recursos oferecidos pela Biblioteca Pública Municipal”, destacou.

O prefeito Caio Aoqui enfatizou a importância de Tupã contar com um acervo com acessibilidade e convidou a população para conferir as obras da Biblioteca Municipal.

Recursos oferecidos pela biblioteca

A biblioteca conta com acervo de livros infantis; estante com os títulos recomendados e destaques, além dos principais jornais locais e nacionais e revistas. Além do saguão, há também uma sala de leitura no interior da biblioteca.

As instalações ainda oferecem outros recursos para pesquisas, como internet via wifi para os usuários realizarem buscas e estudos, e o Acessa Livre, onde há computadores em que os usuários podem usar por até 1 hora, podendo se estender por mais tempo caso não haja fila de espera.

Atualmente a biblioteca conta com mais de 10 mil usuários cadastrados e um acervo com 32.733 obras, sendo estas: 822 DVDs, 240 livros em Braille, 211 e-books/audiolivros e 31.460 livros. Além de acesso a revistas, jornais e os principais periódicos locais, e nacionais.

A consulta aos itens presentes no acervo pode ser feita clicando aqui.

Fonte: Assessoria de Impressa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.