Metas 2020: Saiba como tirar as promessas de ano novo do papel

Prometer menos e compartilhar os objetivos são algumas dicas para concretizar os projetos. Amaury Baião explica seis etapas para transformar o sonho em realidade.

Já é 2020, então você já pode começar a colocar em prática aquela sua lista de promessas para o ano novo. Quer saber como? A primeira dica é anotar as metas para transformá-las em projeto. É importante também saber que mudar hábitos é difícil e ter recaídas é normal. Por isso, esteja preparado para alguns fracassos.

O personal conta que desde pequeno você deve ser focado e motivado em realizar seus projetos. “Obcecado em realizar sonhos, gente. É isso que eu faço”.

O prazo para alcançar o sonho pode ser longo, mas é preciso começar agora. Também é necessário fazer um planejamento. “Depois que a gente traça as metas, a gente faz ações imediatas. Um sonho de vários brasileiros é falar inglês. Hoje, eu posso ligar para três escolas de inglês, fazer três orçamentos, hoje eu posso entrar num curso online e fazer 20 minutos de aula por dia e começar hoje”.

VEJA CINCO DICAS PARA CUMPRIR AS METAS:

COMPARTILHE AS METAS

Quando as metas são compartilhadas, elas são mais bem sucedidas. Tornar a meta pública aumenta o compromisso e a energia que você vai colocar nela. Compartilhar tem vários aspectos. O constrangimento, caso não consiga alcançar a meta; a cobrança dos outros e a auto cobrança por ter que cumprir o que prometeu aos outros.

PROMETA MENOS

Foque no que tem relevância. Há sempre um desejo no início do ano de renovar tudo, mas é preciso saber que não é possível realizar tudo de uma só vez. É preciso priorizar. As metas precisam ser aquelas que realmente importam para você. Não prometa algo simplesmente porque alguém gostaria que você cumprisse aquilo.

FATIE AS METAS

Para atingir uma meta é preciso fatiá-la em pequenas metas. Além de ser uma forma de conseguir chegar lá, dá uma sensação de conquista e ajuda a dar energia para os próximos passos. Exemplo: Se a meta é correr uma maratona, comece correndo 100 metros. Se a meta é ler mais, comece com um livro fino.

A META TEM QUE SER RELEVANTE

É preciso saber e entender porque você está fazendo aquilo. É preciso uma motivação interna que tenha real importância para você. Tem que ser uma motivação que vai gerar prazer ao conquistá-la, mesmo que o caminho seja doloroso. Exemplo: quero parar de fumar porque isso fará bem para minha saúde. O caminho para parar de fumar será doloroso, mas você sabe que isso lhe dará mais saúde.

PREPARE-SE PARA RECAÍDAS

É importante saber que mudar hábitos é difícil e ter recaídas é normal. Quando sabemos que a recaída é esperada, não temos a sensação de derrota.

Dica bônus: como evitar a procrastinação?

A procrastinação é a grande inimiga dos seus objetivos. E uma das principais formas de deixar ela te atrapalhar é acreditar que você precisa ter todas as ferramentas antes de começar a fazer alguma coisa.

Um exemplo simples: imagine que você queira começar a praticar exercícios para ter uma vida mais saudável.

Então, logo no primeiro dia, você abre o seu guarda-roupa e percebe que não tem um par de tênis adequado. O que você faz?

A maioria das pessoas espera ter todos os recursos antes de começar a perseguir um objetivo. Mas a verdade é que isso atrapalha em vez de ajudar.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Amaury Baião

Amaury Baião

Amaury é professor de educação física formado em licenciatura plena pelas Faculdades ESEFAP. É técnico em musculação pela FEPAM, técnico em treinamento funcional pelo Instituto Mauro Guiselini e desde 2007 é personal trainer. É também coach de corrida para iniciantes e atletas. Se você curte atividades físicas, treinamento, musculação e dicas de alimentação, quer ficar informado sobre as corridas da região e adora um desafio, acompanhe a coluna Papo de Personal onde compartilharemos tudo sobre o mundo fitness. Bora movimentar-se!

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.