Pesquisar
Close this search box.

Metas 2020: Saiba como tirar as promessas de ano novo do papel

Prometer menos e compartilhar os objetivos são algumas dicas para concretizar os projetos. Amaury Baião explica seis etapas para transformar o sonho em realidade.

Já é 2020, então você já pode começar a colocar em prática aquela sua lista de promessas para o ano novo. Quer saber como? A primeira dica é anotar as metas para transformá-las em projeto. É importante também saber que mudar hábitos é difícil e ter recaídas é normal. Por isso, esteja preparado para alguns fracassos.

O personal conta que desde pequeno você deve ser focado e motivado em realizar seus projetos. “Obcecado em realizar sonhos, gente. É isso que eu faço”.

O prazo para alcançar o sonho pode ser longo, mas é preciso começar agora. Também é necessário fazer um planejamento. “Depois que a gente traça as metas, a gente faz ações imediatas. Um sonho de vários brasileiros é falar inglês. Hoje, eu posso ligar para três escolas de inglês, fazer três orçamentos, hoje eu posso entrar num curso online e fazer 20 minutos de aula por dia e começar hoje”.

VEJA CINCO DICAS PARA CUMPRIR AS METAS:

COMPARTILHE AS METAS

Quando as metas são compartilhadas, elas são mais bem sucedidas. Tornar a meta pública aumenta o compromisso e a energia que você vai colocar nela. Compartilhar tem vários aspectos. O constrangimento, caso não consiga alcançar a meta; a cobrança dos outros e a auto cobrança por ter que cumprir o que prometeu aos outros.

PROMETA MENOS

Foque no que tem relevância. Há sempre um desejo no início do ano de renovar tudo, mas é preciso saber que não é possível realizar tudo de uma só vez. É preciso priorizar. As metas precisam ser aquelas que realmente importam para você. Não prometa algo simplesmente porque alguém gostaria que você cumprisse aquilo.

FATIE AS METAS

Para atingir uma meta é preciso fatiá-la em pequenas metas. Além de ser uma forma de conseguir chegar lá, dá uma sensação de conquista e ajuda a dar energia para os próximos passos. Exemplo: Se a meta é correr uma maratona, comece correndo 100 metros. Se a meta é ler mais, comece com um livro fino.

A META TEM QUE SER RELEVANTE

É preciso saber e entender porque você está fazendo aquilo. É preciso uma motivação interna que tenha real importância para você. Tem que ser uma motivação que vai gerar prazer ao conquistá-la, mesmo que o caminho seja doloroso. Exemplo: quero parar de fumar porque isso fará bem para minha saúde. O caminho para parar de fumar será doloroso, mas você sabe que isso lhe dará mais saúde.

PREPARE-SE PARA RECAÍDAS

É importante saber que mudar hábitos é difícil e ter recaídas é normal. Quando sabemos que a recaída é esperada, não temos a sensação de derrota.

Dica bônus: como evitar a procrastinação?

A procrastinação é a grande inimiga dos seus objetivos. E uma das principais formas de deixar ela te atrapalhar é acreditar que você precisa ter todas as ferramentas antes de começar a fazer alguma coisa.

Um exemplo simples: imagine que você queira começar a praticar exercícios para ter uma vida mais saudável.

Então, logo no primeiro dia, você abre o seu guarda-roupa e percebe que não tem um par de tênis adequado. O que você faz?

A maioria das pessoas espera ter todos os recursos antes de começar a perseguir um objetivo. Mas a verdade é que isso atrapalha em vez de ajudar.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Amaury Baião

Amaury Baião

Amaury é professor de educação física formado em licenciatura plena pelas Faculdades ESEFAP. É técnico em musculação pela FEPAM, técnico em treinamento funcional pelo Instituto Mauro Guiselini e desde 2007 é personal trainer. É também coach de corrida para iniciantes e atletas. Se você curte atividades físicas, treinamento, musculação e dicas de alimentação, quer ficar informado sobre as corridas da região e adora um desafio, acompanhe a coluna Papo de Personal onde compartilharemos tudo sobre o mundo fitness. Bora movimentar-se!

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.