Pesquisar
Close this search box.

7 dicas para começar a praticar atividade física

Começar a praticar atividade física é um desafio para muitas pessoas. A jornada dupla ou as vezes tripla complica ainda mais a situação.

Uma agenda lotada de compromissos é como podemos resumir a vida das pessoas que trabalham, estudam, cuidam da família e do lar. Para estas pessoas, começar a praticar atividade física requer mais dedicação e disciplina.

Por conta disso, eu como personal posso afirmar que estabelecer metas é fundamental para manter a constância.

“A grande maioria das pessoas começam a praticar atividade física para perder peso e, quando atingem seu objetivo, perdem o estímulo para continuar a fazer exercícios e efetivamente melhorar a qualidade de vida”.

Veja algumas dicas para quem quer começar a praticar atividade física e mudar de vida:

Faça uma avaliação física

Antes de mais nada, é imprescindível uma avaliação física para dar início às atividades. É ela que determinará os limites físicos e cardiovasculares de cada um, importantes fatores para estabelecer uma programação de treinamento segura e eficaz.

Tenha metas realistas

Estabelecer metas realistas e registrar evoluções ajuda a não desistir e motivar nas horas mais difíceis. Dar início ao exercício com a clara visão de onde se quer chegar dará sentido ao esforço realizado.

Siga uma agenda de treinos

Criar uma agenda de treinos garante mais adesão à atividade física. Organizar a sua vida de acordo com a disponibilidade de tempo permite que você já reserve um espaço no seu dia para a atividade.

Comece devagar

Nos primeiros dias de atividade física, é comum sentir uma leve dor muscular. É importante lembrar que a dor logo passa e que isto é apenas um período de adaptação. A dica e acelerar progressivamente as atividades para pegar ritmo e não se desgastar.

Escolha o lugar certo para praticar atividade física

Optar por um local próximo à residência ou ao trabalho ajuda a não dar aquela “escapada”. Dê preferência a academias com profissionais formados, que saibam orientar de forma correta, com equipamentos em bom estado e boa higienização é importante para se manter motivado com a atividade.

Ter prazer na atividade física faz com que as horas dedicadas a ela não sejam um fardo. Portanto, é importante escolher uma atividade que você goste.

Tenha disciplina

Manter a disciplina é fundamental para criar o hábito de praticar atividade física. A continuidade se dá por fazer da ginástica uma ação cotidiana. O costume ajuda até mesmo a superar os dias em que não se tem vontade de praticar o exercício.

Se possível, pratique atividade com outras pessoas

Conseguir uma companhia para exercitar ajuda a motivar e manter a prática, além de desenvolver laços de amizade.

Aproveite as dicas e coloque o corpo para trabalhar. Isso não vai ajudar apenas a sua saúde, mas também irá melhorar o seu dia a dia!

Qualquer dúvida venha fazer uma aula teste comigo gratuita!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Amaury Baião

Amaury Baião

Amaury é professor de educação física formado em licenciatura plena pelas Faculdades ESEFAP. É técnico em musculação pela FEPAM, técnico em treinamento funcional pelo Instituto Mauro Guiselini e desde 2007 é personal trainer. É também coach de corrida para iniciantes e atletas. Se você curte atividades físicas, treinamento, musculação e dicas de alimentação, quer ficar informado sobre as corridas da região e adora um desafio, acompanhe a coluna Papo de Personal onde compartilharemos tudo sobre o mundo fitness. Bora movimentar-se!

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.