7 dicas para começar a praticar atividade física

Começar a praticar atividade física é um desafio para muitas pessoas. A jornada dupla ou as vezes tripla complica ainda mais a situação.

Uma agenda lotada de compromissos é como podemos resumir a vida das pessoas que trabalham, estudam, cuidam da família e do lar. Para estas pessoas, começar a praticar atividade física requer mais dedicação e disciplina.

Por conta disso, eu como personal posso afirmar que estabelecer metas é fundamental para manter a constância.

“A grande maioria das pessoas começam a praticar atividade física para perder peso e, quando atingem seu objetivo, perdem o estímulo para continuar a fazer exercícios e efetivamente melhorar a qualidade de vida”.

Veja algumas dicas para quem quer começar a praticar atividade física e mudar de vida:

Faça uma avaliação física

Antes de mais nada, é imprescindível uma avaliação física para dar início às atividades. É ela que determinará os limites físicos e cardiovasculares de cada um, importantes fatores para estabelecer uma programação de treinamento segura e eficaz.

Tenha metas realistas

Estabelecer metas realistas e registrar evoluções ajuda a não desistir e motivar nas horas mais difíceis. Dar início ao exercício com a clara visão de onde se quer chegar dará sentido ao esforço realizado.

Siga uma agenda de treinos

Criar uma agenda de treinos garante mais adesão à atividade física. Organizar a sua vida de acordo com a disponibilidade de tempo permite que você já reserve um espaço no seu dia para a atividade.

Comece devagar

Nos primeiros dias de atividade física, é comum sentir uma leve dor muscular. É importante lembrar que a dor logo passa e que isto é apenas um período de adaptação. A dica e acelerar progressivamente as atividades para pegar ritmo e não se desgastar.

Escolha o lugar certo para praticar atividade física

Optar por um local próximo à residência ou ao trabalho ajuda a não dar aquela “escapada”. Dê preferência a academias com profissionais formados, que saibam orientar de forma correta, com equipamentos em bom estado e boa higienização é importante para se manter motivado com a atividade.

Ter prazer na atividade física faz com que as horas dedicadas a ela não sejam um fardo. Portanto, é importante escolher uma atividade que você goste.

Tenha disciplina

Manter a disciplina é fundamental para criar o hábito de praticar atividade física. A continuidade se dá por fazer da ginástica uma ação cotidiana. O costume ajuda até mesmo a superar os dias em que não se tem vontade de praticar o exercício.

Se possível, pratique atividade com outras pessoas

Conseguir uma companhia para exercitar ajuda a motivar e manter a prática, além de desenvolver laços de amizade.

Aproveite as dicas e coloque o corpo para trabalhar. Isso não vai ajudar apenas a sua saúde, mas também irá melhorar o seu dia a dia!

Qualquer dúvida venha fazer uma aula teste comigo gratuita!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Amaury Baião

Amaury Baião

Amaury é professor de educação física formado em licenciatura plena pelas Faculdades ESEFAP. É técnico em musculação pela FEPAM, técnico em treinamento funcional pelo Instituto Mauro Guiselini e desde 2007 é personal trainer. É também coach de corrida para iniciantes e atletas. Se você curte atividades físicas, treinamento, musculação e dicas de alimentação, quer ficar informado sobre as corridas da região e adora um desafio, acompanhe a coluna Papo de Personal onde compartilharemos tudo sobre o mundo fitness. Bora movimentar-se!

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial. Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.